As apresentações durante o dia são gratuitas e agendadas junto às escolas da Capital, enquanto as apresentações noturnas são abertas ao público em geral com cobrança de ingressos

Termina neste sábado, 2, a  primeira edição do Festival Internacional de Mágica de Marrakech em Florianópolis. As apresentações dos artistas foram realizadas na tenda montada junto ao Centro de Eventos da Baía Sul (Centrosul), com capacidade para duas mil pessoas. A abertura do evento estava lotada de alunos da rede pública de ensino estadual e municipal, além de grupos de idosos da Capital. O evento é similar ao Festival Internacional de La Magie, que ocorre anualmente em Marrakesh, no país árabe, e que é considerado o maior do mundo em público.

Segundo os organizadores, as apresentações durante o dia são gratuitas e agendadas junto às escolas da Capital, enquanto as apresentações noturnas são abertas ao público em geral com cobrança de ingressos. O coordenador geral do Festival, o mágico marroquino Baby Dahan, observou que pretende transformar em dois anos a edição catarinense do Festival no maior evento mundial deste tipo de entretenimento. "Hoje no mundo inteiro o grande gerador de empregos é o turismo de eventos", ressaltou o governador.

Segundo Luiz Henrique, a idéia é fazer com que a cidade toda vire espetáculo com as apresentações dos artistas. Ele comparou o evento com Joinville, onde a edição do Festival de Dança transforma todos os ambientes em locais para apresentações de bailarinos. O evento já acontece em Marrakech e também em Paris. O Festival atrai um público de mais de 200 mil pessoas, além de mágicos do mundo todo.

O evento em Florianópolis reunirá durante três dias ilusionistas de países como o Brasil, Marrocos, França, Alemanha e Cuba. O endereço do festival na internet, com a programação completa, está disponível em: http://www.festivaldemagica.com.br/

“A ideia é fazer com que toda a cidade entre no clima do Festival, e que ele faça parte do calendário municipal. Assim, os turistas poderão prestigiar as belezas naturais de Florianópolis, e também irão se divertir com um pouco de mágica”, disse o governador. Acompanharam a abertura do evento os secretários de Estado Gilmar Knaesel (Culturta, Esporte e Turismo); Valter Gallina (Regional da Grande Florianópolis) e Vinícius Lummertz (Articulação Internacional).