Técnico da equipe de Jaraguá deu curso de capacitação em São Bento para 50 pessoas

Fernando Ferreti, ex-técnico da Seleção Brasileira de futsal e da equipe Malwee de Jaraguá do Sul, tricampeã da Liga Futsal, foi o palestrante do Curso de Capacitação em Treinamento Desportivo, promovido pela Fesporte na cidade de São Bento do Sul durante o Regional Leste/Norte da Olesc. Em dois dias de cursos estiveram presentes cerca de 50 técnicos, professores de educação física e dirigentes.

Ferreti abordou desde o trabalho de base e iniciação desportiva no futsal até o alto nível, também mostrou experiências pessoais, e ainda vários estudos e propostas de treinamento e planos táticos.

Para o técnico, que hoje é considerado uma dos melhores treinadores de futsal do país, o futsal brasileiro é um dos melhores do mundo porque tem um bom trabalho de base. “Eu não acredito muito em talento nato, acredito sim que um trabalho de base bem feito para revelar grandes talentos”, disse ele.

Ferreti disse ainda que o futsal está evoluindo no mundo todo e que esta evolução tem uma boa participação dos jogadores brasileiros que desde a década de 70 estão jogando fora do país e ajudando outros países a evoluir técnica e taticamente. Ele cita exemplos como o da Espanha, do Irã, entre outros.

Sobre Santa Catarina, Fernando Ferreti elogia o trabalho que é feito desde a iniciação esportiva das crianças no futsal e salienta que o intercâmbio e o grande número de competições no Estado ajudam a melhorar cada vez mais o nível técnico.

“Hoje os atletas têm diversas competições como Jesc, Olesc, Joguinhos, Jogos Abertos, além dos campeonatos estaduais. Essa oportunidade de competir e de revelar talentos é fundamental. Somos referencia nesta modalidade”, argumentou Ferreti dizendo que SC é um estado privilegiado.

O Curso de Capacitação em Treinamento Desportivo promovido pela Fesporte com a particpação do Governo do Estado e Secretaria de Turismo, Cultura e Esporrtes está focado em quatro esportes: basquete, futsal, vôlei e handebol. Nas etapas Regionais da Olesc, Joguinhos e Jogos Abertos os cursos serão ministrado por Alberto Bial, Fernando Ferreti, Alexandre Schneider e Marcos Pacheco. Até agora já aconteceram os cursos nos regionais da Olesc: Bial fez palestra na cidade de Maravilha, Schneider na cidade de Curitibanos e Ferreti em São Bento. O próximo regional da Olesc, no Sul, que será de 14 a 19 de julho em Orleans terá o curso de Marcos Pacheco, técnico da equipe tricampeã da Superliga, Cimed. O curso tem o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regionais, do Fundesporte, do Cref, Unisul e Faepesul.