Programação inicia com Zoológico Musical e Concerto Para as Famílias. Evento segue até o dia 30 na Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul
A noite deste sábado, 23, reserva ao público do Festival de Música de Santa Catarina um espetáculo de patamar internacional: os mestres dão uma pausa na rotina de aulas para compor a Orquestra de Professores, que sobe ao palco da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul/SC (SCAR) para um concerto com alto nível de profundidade e complexidade. Também será a oportunidade de acompanhar o trabalho de Leon Spierer, spalla da Orquestra Sem Maestro, já tradicional no festival. Outra tradição dos sábados femusquianos é o Zoológico Musical e Concerto para as Famílias, programação para as crianças. O Femusc segue até 30 de janeiro.
Sob a regência de Alex Klein, a Orquestra dos Professores leva à série Grandes Concertos (Grande Teatro da SCAR, às 20h30) a obra "Shéhérazade", do compositor francês Maurice Ravel, com solo de canto lírico da soprano Celine Imbert. O ciclo de canções que resgata a temática árabe das mil e uma noites foi executado pela primeira vez em 1904. O romanticismo de Robert Schumann será representado pela "Sinfonia no.2 em Dó Maior". Os transtornos mentais do compositor - que era bipolar e terminou a vida como esquizofrênico - podem ser verificados na obra, que foi escrita após um surto e alterna trechos introspectivos com passagens intempestivas. Devido à intensidade dessas oscilações, as obras de Schumann são extremamente desafiadoras para os músicos. Completa a série a performance da Orquestra Sem Maestro, sob a liderança do spalla Leon Spierer (Orquestra Filarmônica de Berlim), com os primeiro e o terceiro movimentos da "Sinfonia no.4", de Felix Mendelssohn.
Na série Momento Springmann (Pequeno Teatro, 19h), destaque para "Quarteto de Cordas", de Ravel, interpretada por alunos do programa de músicos profissionais (ProMusc), com Craig Mumm na viola. Trata-se de mais uma oportunidade de assistir ao intercâmbio entre músicos profissionais e estrelas da música de concerto internacional. Completam o programa da série as obras "Red Quintet", de Gustavo Leone, e "Quinteto Op.43", de Carl August Nielsen. A SCAR conta ainda com mais cinco séries noturnas no sábado: Piano Masters (18h, Sala 201), Recitais de Canto Lírico (18h, Sala de Exposições da SCAR), Violão Plus (19h, Piano Bar), Musicalmente Falando (antes da série Grandes Concertos, no Grande Teatro, com Alex Klein) e Recitais de Câmara (20h30, Pequeno Teatro).
Programação para crianças e concertos vespertinos
Tradição do Femusc, o Zoológico Musical abre a programação de sábado, no Grande Teatro, às 10h. Trata-se da oportunidade de encantamento para as crianças, que têm seu primeiro contato com os instrumentos de uma orquestra e os músicos. Logo na sequência, sob a batuta de Norberto Garcia, a Orquestra Sinfônica Não-Identificada (OSNI) faz uma lúdica viagem interplanetária e recheada de super-heróis. No Concerto para as Famílias, a Sinfonietta interpreta a aria "Dein ist mein ganzes herz", de Franz Lehár, e "Romeo e Julieta Suite 1 - Op.64 bis", de Sergei Prokofiev.
À tarde, os alunos do Femusckinho (programa infantil) e Femusc Jovem sobem ao palco do Pequeno Teatro, às 13h30, para demonstrar um pouco do aprendizado das aulas da primeira semana de Femusc. Às 16h, são os alunos do programa Intermediário que fazem os Concertos de Sábado, também no Pequeno Teatro. Reunidos em cameratas de cordas, os alunos são conduzidos pelos estudantes de regência, que usam a oportunidade para treinar a condução de grandes grupos. NO programa, obras de Mozart, Mendelssohn e Edward Elgar. Como complemento à programação, está agendado concerto social no Jaraguá do Sul Park Shopping, às 12h.
Deixe seu comentário