Projeto Serioso, Camerata Promusc e Orquestra de Harpas fazem noite especial no Festival de Música de Santa Catarina

Nesta quinta-feira (28) o Festival de Música de Santa Catarina entra na reta final, apresentando uma programação variada, mas com uma característica comum: todos fazem parte do melhor que o festival tem a oferecer. A Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul/SC (SCAR) recebe mais uma noite de espetáculo, com harpas, violões, cordas, metais e percussão. O Femusc segue até o dia 30 de janeiro.

Na série Grandes Concertos (20h30, Grande Teatro), a Orquestra de Harpas abre o espetáculo, com 19 músicos interpretando "Canone em Ré Menor", de Johann Pachelbel; "Spring Rain", de Josef Molnar; e "Serenata", de Michael Cohen. Sob a liderança de Richard Young, os alunos do Projeto Serioso, que é voltado ao fortalecimento dos quartetos de cordas, interpretam o segundo e o terceiro movimento do "Quarteto de Cordas no.3", de Dimitri Shostakovich. O Grupo de Metais leva ao palco as obras "Surround Sound", de Søren Hyldgaard, e "First suite in E-flat for military band", de Gustav Holst, e o aluno Diego Veliz apresenta "Grand Fanfare", de Giancarlo Castro D'Addona. Também estão no programa a Orquestra de Violões, com "Dos Danzas Españolas", de Enrique Granados, e a obra "Musique de Table", de Thierry de Mey. A Camerata ProMusc é um projeto do Femusc que visa a compartilhar com os músicos profissionais as práticas adotados nas grandes orquestras do mundo. Sob a regência de Simon Bernardini, o grupo encerra a noite com a "Sinfonia no.88", de Franz Joseph Haydn, além de uma surpresa já programada.

No Momento Springmann (19h, Pequeno Teatro), o destaque é o trio formado por Mario Ulloa, Daniel Guedes e Leon Spierer para "Jealousy", de Jacob Gade. Além disso, o programa inclui "Quintet for Clarinet and String Quartet a Major, K.V.581", de Mozart, e a versão para 2 violoncelos de "Quinteto em Ré Maior, G.448", porém executada por quarteto de cordas e violão clássico. A SCAR recebe ainda outras cinco séries na noite de quinta: às 18h, Piano Masters na sala 201 e Recitais de Canto Lírico na Sala de Exposições; às 19h, Violão Plus no Piano Bar; às 20h, Musicalmente Falando com Alex Klein, que antecede a série Grandes Concertos; e às 20h30, Recitais de Câmara no Pequeno Teatro.

Femusc em São João do Itaperiú

Os concertos sociais vão ao Hospital São José às 9h e às 15h, ao Jaraguá do Sul Park Shopping às 12h e ao Lar das Flores às 15h. Às 20h, é a vez de São João do Itaperiú receber o Femusc, na Capela São João Batista (Rua José Bonifácio Pires, 285). O programa a ser interpretado pelo Quarteto Campinas inclui "Quarteto de Cordas no. 1", de Heitor Villa Lobos, e "Quarteto no. 14", de Franz Peter Schubert.

O FEMUSC é uma realização conjunta do Instituto Festival de Música, Prefeitura de Jaraguá do Sul, Funcultural, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo de Santa Catarina, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura; patrocínio WEG, Tractebel Energia, Raízen; apoio Zanotti, Portonave, Duas Rodas, Eletrobras e Gomes da Costa; apoio institucional Sociedade Cultura Artística (SCAR), Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, Fundação Cultural e Católica de Santa Catarina.

Informações sobre a programação completa do Festival estão disponíveis em www.femusc.com.br.

Confira mais imagens em www.flickr.com/photos/femusc