Feira do Livro de Porto Alegre: SC é o Estado Convidado do evento

A Feira do Livro de Porto Alegre contará com a participação expressiva da literatura catarinense durante sua 55ª edição, que começa nesta sexta-feira (30) e termina em 15 de novembro. Este ano, Santa Catarina comparece como Estado Convidado, e 15 escritores e estudiosos de literatura foram indicados para integrarem a movimentada programação da feira, participando de mesas redondas e divulgando seus trabalhos.

 
O catarinense Silveira de Souza será o escritor homenageado, em uma lista da qual também fazem parte Dennis Radünz, Carlos Henrique Schroeder, Rodrigo de Haro, Alcides Buss, Amilcar Neves, Clotilde Zingali, Ramone Abreu Amado, Cristiano Moreira, Fabio Brüggemann, Tânia Piacentini, Péricles Prade, Eliane Debus, Marco Vasques e Tânia Ramos. “Levamos em conta a qualidade e representatividade literária desses escritores e estudiosos. Tomamos cuidado para também indicar representantes da nova geração da literatura catarinense, e procuramos representantes de fora da Capital, apesar de haver grande concentração de escritores em Florianópolis, o que é natural. Foi um trabalho difícil, inclusive tivemos convidados que declinaram por problemas pessoais, como agenda comprometida ou problemas de saúde”, explica a diretora de Difusão Artística da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Mary Garcia, que coordena a ida da comitiva catarinense para a Feira.
 
Ela lembra que esta é a primeira vez que Santa Catarina participa como Estado Convidado. Segundo o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro João Carneiro, entre os motivos que levaram à escolha do Estado estão a possibilidade de troca cultural com o Rio Grande do Sul e a riqueza da cultura catarinense, em especial no que se refere à produção literária e editorial. Para Mary Garcia, a participação é muito importante para o Estado. “Essa é uma oportunidade muito especial para promover o contato com escritores de todo o Brasil e do exterior, mostrar nossa literatura e apresentar o pensamento catarinense através dos debates”, considera.
 
A homenagem ao escritor Silveira de Souza está prevista para o dia 02 de novembro, segunda-feira, e será precedida pela declamação de dois contos do autor pelo também literato Dennis Radünz. No dia anterior (1), Silveira de Souza autografará seu décimo livro, “Janela de Varrer”, da Editora Bernuncia, lançado em 2006. Aos 76 anos, o ocupante da 33ª cadeira da Academia Catarinense de Letras transita entre os diversos gêneros literários e é reconhecido pela habilidade em transformar os desencontros da vivência humana em ficção. Os catarinenses protagonizarão também muitos lançamentos de livros e sessões de autógrafos, e integrarão mesas redondas sobre temas variados, como reedição dos autores dos séculos XIX e XX, novos editores e autores e leitura na internet.
 
A Feira do Livro de Porto Alegre é maior feira a céu aberto da América Latina e atrai milhares de pessoas todos os anos. Toda a estrutura será montada na Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre, onde estará também o estande catarinense. Lá, os escritores se revezarão no lançamento de livros, encontros e oficinas. Segundo Mary Garcia, a permanência média dos autores de Santa Catarina na feira será de dois dias para cada um. Ela ressalta que a FCC vai arcar apenas com o valor das passagens, já que hospedagem, alimentação e translado do hotel ao evento serão pagos pela Câmara Riograndense do Livro.
 
Segunda a organização da feira, já está confirmada a participação de 169 expositores livreiros, sendo 118 na Área Geral, 34 na Área Infantil e Juvenil e 17 na Internacional. A Área Infantil e Juvenil abre das 9h30min às 20h, e o restante da Feira funciona das 12h30min às 21h. A critério da Comissão Organizadora, os horários de encerramento poderão ser estendidos até às 21h e 22h, nas respectivas áreas. A Feira terá a França como País Homenageado, integrando a programação do Ano da França no Brasil.
 
 
CONVIDADOS:
 
1.       João Paulo Silveira de Sousa – Homenageado
2.       Dennis Radünz – Blumenau/Fpolis - SC 
3.       Carlos Henrique Schroeder – Jaraguá do Sul – SC
4.       Rodrigo de Haro – França/Fpolis – SC
5.       Alcides Buss – Salete/Fpolis - SC
6.       Amilcar Neves – Tubarão/Fpolis – SC
7.       Clotilde Zingali – Joinville - SC
8.       Ramone Abreu Amado – Lages/Joinville - SC
9.       Cristiano Moreira – Itajaí - SC
10.   Fabio Brüggemann – Lages/Fpolis - SC
11.   Tânia Piacentini – Fpolis - SC
12.   Péricles Prade – Fpolis - SC
13.   Eliane Debus – Sombrio/ Tubarão - SC
14.   Marco Vasques – Imbituba/Fpolis - SC
15.   Tânia Ramos - Fpolis - SC