FCDL/SC e Sebrae reforçam Parceria para as CDLs
-
Luc Pinheiro destacou as parcerias do Sebrae-SC com a FCDL/SC em reunião do Conselho Diretor da Federação em 5 de novembro (Fotos: Pedro Waldrich)
Em busca de oportunidades para otimizar o relacionamento e assistência às CDLs catarinenses, principalmente as de pequeno porte, a FCDL fortaleceu a parceria com o Sebrae/SC. A entidade tem sido parceira em apoiar alguns eventos da Federação no apoio às CDLs, ao disponibilizar capacitações para os associados. Neste ano, o SEBRAE esteve presente em 11 Reuniões Metropolitanas, que contemplam todas as regiões do Estado, por intermédio de gerentes, técnicos e do Diretor Luc Pinheiro.
Ainda em 2022, Federação participou como entidade apoiadora do Projeto Brasil Mais, que leva inovação às empresas com soluções para aumentar a produtividade e gerar mais transformação digital aos pequenos negócios, por meio de melhorias rápidas e de alto impacto. A divulgação por parte da FCDL/SC resultou no grande índice de engajamento ao Projeto, tendo a Federação se destacado em relação às demais entidades associativas. O trabalho é realizado por profissionais chamados ALI – Agentes Locais de Inovação, especialistas que chegam diretamente até ao associado, in loco, levando orientações sob medida, além de proporcionar apoio contínuo na implantação das melhores práticas sustentáveis e tecnológicas de mercado.
“Sabemos que a pandemia nos fez gerir nossos negócios de formas até então não convencionais, mudamos a forma de vender, de comunicação com os clientes, nossas reuniões passaram a ser a distância, e tivemos que nos adaptar rapidamente”, explica o Presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer. “Através de reuniões e do estreitamento da nossa parceria com o Sebrae, desenvolvemos um projeto em conjunto, onde a Federação procurou reunir as condições necessárias para ajudar as CDLs, e o Sebrae nos respondeu prontamente com o Padl – Programa de Aperfeiçoamento de Dirigentes Lojistas, que fortalece as pequenas CDLs em cidades com menor IDH(índice desenvolvimento humano)”, enfatiza o dirigente.
O Padl auxilia as empresas a melhorarem os resultados através do aumento da produtividade, da gestão e acesso ao mercado.
No apoio às CDLs a programação contempla:
- Planejamento Estratégico para 50 CDLs.
- Atividade pré – à distância:
- Envio de atividades prévias para a CDL.
- Atividade durante – presencial
- Oficina conjunta de 5 horas, com dirigentes e participação de 5 a 8 CDLs.
- Atividade Pós – à distância
- Consolidação final de planejamento.
- Reunião on-line de entrega.
O projeto será iniciado nos próximos dias em: Anitápolis, Gravatal e Urubici, realizando um planejamento estratégico de ações para os próximos anos, envolvendo toda a diretoria da entidade. Se forem necessários ajustes no processo, serão implantados no decorrer neste primeiro momento.
Outras parcerias
Observatório de Negócios:
Plataforma do Sebrae Santa Catarina comprometida em oferecer o acompanhamento de cenários, tendências, riscos e oportunidades sobre o ambiente dos pequenos negócios catarinenses. O Observatório disponibiliza diversos conteúdos gratuitos para as micro e pequenas empresas, por meio do Sistema de Inteligência Setorial – SIS. Nesta plataforma, o interessado encontra várias informações analíticas sobre cinco grandes setores econômicos: Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços, Tecnologia e Startups.
As informações analisadas são disponibilizadas de forma contínua, através de estudos de mercado, como boletins de tendências, leitura de cenários, alertas, casos de sucesso e a podcasts com opiniões de especialistas. Esses estudos estão organizados em 12 segmentos: Pecuária, Fruticultura, Vestuário e Acessórios, Mini Mercados e Padarias, Construção e Móveis, Confecção e Calçados, Alimentos, Tecnologia da Informação, Beleza e Estética, Bares e Restaurantes, Veículos e Transportes, Turismo e Eventos.
Na outra vertente de Apoio às Empresas o programa contemplará: PADL; SEBRAETEC e Brasil Mais (ALI mais CAASE)
SEBRAETEC
- O Sebraetec é o programa de consultoria tecnológica do Sebrae que impulsiona as empresas a melhorarem os seus processos, serviços e produtos.
- Subsídio de 70%
- Disponibilidade de recursos: R$ 500 mil
Deixe seu comentário