As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da FCC. As vagas são limitadas e os participantes receberão um certificado com carga horária de 20h.
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), através do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) promove em Orleans, entre 07 e 09 de outubro, a Oficina de Capacitação em Patrimônio Cultural. Os temas “Noções de Conservação e Restauro de Documentos” e “Estudos de Público em Museus” serão abordados pelos museólogos Idemar Ghizzo e Adriana Mortara respectivamente.
O evento tem por objetivo possibilitar a capacitação em gestão cultural e a inclusão sócio-cultural. As oficinas se destinam a profissionais de museus memorais, bibliotecas, casas de cultura, áreas de educação, gestores culturais e acadêmicos de áreas afins. Segundo a coordenadora do SEM/SC, Marli Fávero, as oficinas são fundamentais para atualizar o conhecimento e desenvolver noções importantes em museologia. “Um museu é mais que um acervo em um espaço. O profissional precisa saber catalogar, manusear e distribuir as obras em uma exposição. Isso sem contar a restauração, as estatísticas de acesso e as medidas de segurança”, comenta Marli.
As oficinas de capacitação existem desde 2005 e são realizadas em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Este ano, as cidades de Ibirama e Porto União já sediaram oficinas. Ao longo de outubro, será a vez de Orleans, São José e Caçador.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da FCC. As vagas são limitadas e os participantes receberão um certificado com carga horária de 20h.
SERVIÇO
O quê:Oficinas de Capacitação em Patrimônio Cultural
Onde: Orleans/SC
Quando: 7 a 9 de outubro de 2009
Local: Centro de Vivências do Museu Ao Ar Livre de Orleans
Quanto: Gratuito
Oficina 1. Conservação e Noções de Restauro de Acervos Documentais: a oficina dará ênfase à importância da utilização de métodos de conservação preventiva, princípios éticos e estéticos da conservação de documentos em suporte de papel. As aulas serão lecionadas pelo museólogo, conservador e restaurador de bens culturais e professor do curso de Museologia da UNIBAVE Idemar Ghizzo.
Oficina 2. Estudos de Público em Museus: pretende abordar o conceito de museu e museologia; metodologias para pesquisas de público em museus; procedimentos para implantação de questionários; implantação do Observatório de Museus e Centros Culturais; tratamento e análise de dados. A oficina será ministrada por Adriana Mortara, museóloga do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP)
Deixe seu comentário