Investimento de R$ 268 mil deverá inibir novas invasões na Baixada do Maciambu, em Palhoça

O diretor de proteção de Ecossistemas da FATMA, Gilvani Voltolini, assinou nesta sexta-feira (9) a autorização para o início da obra de instalação de 5.000 metros de cerca nos limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro com a Baixada do Maciambu, no município de Palhoça. O investimento de R$ 268 mil na operação é originário de um Termo de Compromisso assinado pela SC Energias.

 “A cerca está sendo erguida respeitando criteriosamente a Lei Estadual n. 14.661/2009, que redefiniu os limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Todas as marcações estão baseadas em pontos de GPS”, lembrou o diretor Gilvani Voltolini. “Essa obra é um marco na história do parque encerrando discussões históricas que permitiram invasões, ocupações irregulares e gerando inúmeros conflitos sociais”, concluiu.

 A assinatura da autorização de serviço para início das obras ocorreu no Centro de Visitantes da unidade de conservação, na Sede, próxima à BR-101, no município de Palhoça. Estiveram presentes no evento, o diretor de Fiscalização da FATMA, Jânio Wagner Constante, o gerente do Parque, biólogo Alair de Souza, o comandante do policiamento militar ambiental do Estado, Coronel Rodrigues, o Secretário de Turismo de Palhoça, João Carlos Amândio (Bala), representantes da Fundação Cambirela de Meio Ambiente, entre outros convidados.