Trata-se de uma parceria para orientação, elaboração de projeto e captação de recursos destinados à inovação por meio de fundos do governo Federal, Estadual e Sebrae

 

Aproveitando a realização do 37° Enconampe (Encontro Estadual das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), a Fampesc (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina) anunciou que pretende firmar um convênio com a Acate (Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia). A iniciativa beneficiará mais de oito mil empresas associadas ao Sistema Fampesc.

Trata-se de uma parceria para orientação, elaboração de projeto e captação de recursos destinados à inovação por meio de fundos do governo Federal, Estadual e Sebrae. “Sabemos que cada Secretaria Regional disponibiliza R$ 500 mil para projetos de inovação e a Lei Geral da Microempresa – 123/08 – determina que 20% de todos os recursos sejam destinados às MPE’s”, disse Alcides Andrade, diretor financeiro da Fampesc.

O termo de parceria deve ser assinado até o final de outubro e, no primeiro momento, a Federação pretende disseminar a novidade por meio das mídias como site, informativo e revista da entidade, além de releases à imprensa e visitas às AMPE’s (Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina).

Para Márcio da Silveira, presidente da Fampesc, a importância da ação está em mostrar aos empresários de microempresas que existe dinheiro disponível para projetos de inovação em qualquer segmento como confecção, ferramentaria, mecânica e outros. “Quando falamos de inovação, as pessoas pensam em informática, mas inovação é tudo o que é desenvolvido e traz novidades a um produto existente ou recém produzido. É o novo!”, ressaltou.

 

 

Carta de Joinville

 

A Fampesc e a Ajorpeme organizadoras do Enconampe, com as demais associações de micro e pequenas empresas do Estado, pretendem elaborar uma carta com os principais tópicos levantados e necessidades apontadas para o desenvolvimento das MPE’s, bem como das associações em Santa Catarina.

O documento será assinado pelo Sistema Fampesc e enviado aos órgãos competentes do governo Federal, Estadual e Municipal, além de outras instituições e entidades. As observações que serão descritas no documento foram levantadas nos dois últimos encontros de AMPE’s, realizado este ano em Tubarão e Joinville.

 

Seminário de Inovação com Sebrae

A Fampesc e o Sebrae pretendem, ainda sem data definida, promover a realização de seminários de inovação por todo o Estado. O objetivo é conscientiza as AMPE’s e os empresários de micro e pequenas empresas quanto a importância do tema. A iniciativa contará com representantes das duas entidades promovendo visitas técnicas e explanando o que é a inovação e a importância da mesma para as MPE’s.