Antônio e Ivanir Maldaner, agricultores do município de Pinhalzinho, associados a Cooperitaipu, foram os vencedores do PRÊMIO EMPREENDEDOR RURAL COOPERATIVISTA 2009
Antônio e Ivanir Maldaner, agricultores do município de Pinhalzinho, associados a Cooperitaipu, foram os vencedores do PRÊMIO EMPREENDEDOR RURAL COOPERATIVISTA 2009 – também chamado de “Troféu Aury Luiz Bodanese”, entregue no último sábado, no Ginásio Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. O evento, que faz parte da comemoração do 87º Dia Internacional do Cooperativismo, que transcorre no 1º sábado do mês de julho, reuniu cerca de 400 produtores rurais, lideranças do setor e autoridades.
O Troféu Aury Bodanese reconhece o desempenho de produtores que se tornaram empresários rurais e adotaram práticas diferenciadas, melhorando a qualidade de vida e a renda sem agressão ambiental. O prêmio é uma iniciativa da Coopercentral Aurora, do Sebrae/SC e do Movimento Catarinense pela Excelência (MCE).
A avaliação dos empresários candidatos ocorreu com a adoção de um instrumento que analisa a gestão pela qualidade praticada pelo empresário rural e dos resultados de sua propriedade, levando em consideração critérios de liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade (relacionamento com o meio ambiente e com os demais empresários rurais na prática do cooperativismo), conhecimento, relacionamento com as pessoas e resultados.
O reconhecimento se dá em duas etapas. Na primeira fase, os três empresários rurais de cada cooperativa singular participante que obtiveram o melhor desempenho no processo de avaliação foram reconhecidos como vencedores em sua cooperativa nas categorias bronze, prata e ouro. Na segunda fase, os três empresários que obtiveram o melhor desempenho entre os vencedores de cada cooperativa serão, agora, reconhecidos como vencedores do Troféu Aury Luiz Bodanese.
O processo de avaliação obedeceu cinco etapas: auto-avaliação, seleção, visita à propriedade rural pelo Comitê Gestor, decisão sobre os vencedores e relatório de avaliação.
O programa Qualidade Total Rural contabiliza mais de 20.000 famílias rurais qualificadas e é desenvolvido pela Coopercentral Aurora e suas cooperativas agropecuárias filiadas, com apoio do Sebrae, do Senar e do Sescoop.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
O primeiro lugar na classificação geral do PRÊMIO EMPREENDEDOR RURAL COOPERATIVISTA 2009 ficou para empresa Rural Maldaner de Antonio e Ivanir e Filhos, da Cooperitaipu de Pinhalzinho. O segundo lugar ficou para a Granja Miotto, da Cotrel de Severino de Almeida, e o terceiro para Pletsch & Sartori, de Guaraciaba, cooperados da Cooperalfa.
PRÊMIOS POR COOPERATIVA
Cooperalfa – Recebeu a premiação ouro a empresa rural Pletsch & Sartori de Guaraciaba, a premiação prata o Sitio Pessinatto e Pesqueiro de Xaxim e o bronze para Sérgio Zulian de Marema.
Auriverde – Na Cooperativa Auriverde os vencedores foram: Ouro para a Agroempresa São Gabriel de Maravilha, Prata para Antonio Carlos Grunwaldt e Marinez Grunwaldt de Tigrinhos e Bronze para Alencar James Post de Cunha Porá.
CooperA1 – Recebeu a premiação Ouro a Granja Santo Antonio, de Aloísio e Jacinta Lengert de Itapiranga, a premiação Prata foi para Franciso Toniolli e Etelvina Toniolli de Palmitos e Bronze para Jandir e Marlize Demartini de Caibi.
Coperdia – A Empresa Rural Simon de Darcy Afonso e Áquila Simon, de Peritiba recebeu a premiação Ouro, a Granja Maltauro, também de Peritiba, de Indelsino e Gelsi Maltauro recebeu o prêmio Prata e a Granja Resmini, de Jaimir e Dirlei Resmini de Concórdia a premiação Bronze.
Cooperitaipu – Os três vencedores são do município de Pinhalzinho. O prêmio Ouro foi para a empresa Rural Maldaner de Antonio e Ivanir e Filhos, o Prata para a Empresa Rural Bella Vitta, de Luiz Carlos e Vera Bernardi e o prêmio Bronze para o Sitio Spohr, de Olávio Spohr Jr e Eliane Spohr May.
Coperio - Os vencedores da Cooperio foram: Prêmio Ouro para o Sitio Antoniazzi de Edimar e Roberta Antoniazzi e Idenor e Neuza Antoniazzi, de Herval d’Oeste. O prêmio prata para Granja Balestrin, de João Carlos e Edi Balestrin, também de Herval d’Oeste e o Bronze para o Sitio Bernardi de Joaçada, de propriedade de Leocir Bernardi.
Cotrel – Os premiados foram do município de Severino de Almeida, sendo a Granja Miotto, de Jairo e Rosilei Miotto o prêmio Ouro, o Recanto dos Ervais, de Iluir e Dilva Dalmut o prêmio Prata e o Bronze para o Amanhecer Campeiro, de Aroldo e Sibele Savaiago.
Deixe seu comentário