Projeto tem como foco as treze regiões que englobam o setor em SC

 O 'Estudo da Demanda Turística do Estado De Santa Catarina', já em curso com o objetivo de proporcionar um panorama sobre o atual perfil dos visitantes que circulam pelas regiões turísticas, é o maior projeto do setor até hoje. Capitaneado por um grupo multidisciplinar formado, principalmente, por profissionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em conjunto como Instituto Federal Catarinense (IFC), o início escolhido foi justamente esta temporada, que marca a retomada das atividades após o revés do segmento causado pela pandemia de Covid-19.

"A ideia é também avaliar a qualidade dos serviços, da infraestrutura e compreender os hábitos de consumo daqueles que escolhem o estado para passar seus momentos de lazer. Um diagnóstico atualizado do turismo em Santa Catarina", afirma Francisco Antônio dos Anjos, coordenador geral (Univali).

Inédito, o levantamento abordará pela primeira vez todas as 13 regiões turísticas do estado, por meio de tecnologias inovadoras de coleta de dados - de beacons virtuais espalhados nos diversos destinos e atrativos para a captação de questionários on-line ao monitoramento da telefonia móvel para compreender melhor o fluxo de demanda. A previsão de encerramento é para agosto de 2022. E a primeira etapa do projeto já está disponível. O questionário é simples, rápido e fácil de responder, pelo link bit.ly/3eq1sbC.

Todo o trabalho conta com o apoio de pesquisadores da Universidade da Região de Joinville (Univille); da Universidade do Contestado (UnC); da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Além do apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Secretaria Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur).