Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está analisando a utilização de sistemas de semáforos em tempo real para auxiliar o trânsito de algumas cidades catarinenses.

Pesquisa realizada pela UFSC mostra que o trânsito seria bem mais tranquilo se algumas medidas fossem adotadas em tempos de temporada

 

“Existem sistemas de controle de tráfego em tempo real capazes de medir o volume de tráfego e fazer o ajuste automático dos tempos dos semáforos com intuito de adequá-los às condições momentâneas de tráfego”, explica Felipe Souza, pesquisador da universidade. Ele conta que a atualização é feita minuto a minuto e, desta forma, o sistema é capaz de reagir aos incidentes no trânsito, como, por exemplo, um veículo que quebra e gera uma fila. De acordo com Felipe, o sistema identificará a lentidão na via e tentará aumentar o tempo de verde do semáforo para dissolver a fila.

Na opinião do pesquisador, cidades como Balneário Camboriú poderiam reduzir os problemas no trânsito causados em época de grande temporada ou em feriados, quando o volume de veículos mais que dobra na cidade. “Em avenidas como a Av. do Estado e a Av. Brasil um ajuste de ondas verdes (pegar sinais verdes em sequências, sem parar) de acordo com as condições vigentes é um outro benefício que esse tipo de sistema pode prover”, explica Felipe, que também é sócio da ATTA Tráfego.

O pesquisador ainda acredita que uma melhora na infraestrutura da cidade pode incentivar o turista a voltar nos anos seguintes. “Os ganhos não são apenas na fluidez do trânsito, mas também, na redução do consumo de combustível e emissão de gases poluentes dos carros que estão parados desnecessariamente”, avalia. Ainda de acordo com o pesquisador, o sistema permite o acompanhamento do tráfego pela internet, dando condições para que motoristas possam planejar qual caminho melhor adotar mesmo em tempo de férias.