Estudantes catarinenses recebem menção honrosa da Unesco.

Francisco König e Elisete Turati, estudantes da rede pública estadual de Santa Catarina, receberam menção honrosa da Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura (Unesco) pela participação no Concurso Ciência e Vida nas Regiões Polares: Equilíbrio para o Planeta. O concurso é fruto do Dia Mundial da Ciência ? Pela Paz e pelo Desenvolvimento, instituído no Brasil em 10 de novembro de 2005. Os alunos ficaram entre os cinco melhores trabalhos na categoria desenho, em todo o país. Na quinta-feira (10), Francisco e Elisete participaram da solenidade de premiação na Secretaria de Estado da Educação. O secretário Paulo Bauer e a representante da Unesco, Michele Knop, entregaram aos jovens troféus, certificado e livros. Também estiveram presentes o diretor de Educação Básica da SED Antônio Elízio Pazeto e representantes da direção das escolas Santa Helena, do município de mesmo nome, e Barão de Antonina, de Mafra.

O Dia Mundial da Ciência ? Pela Paz e pelo Desenvolvimento visa promover o envolvimento dos diversos setores da sociedade na discussão de temas relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico e sua influência no cotidiano das pessoas. Michele Knop explica que em 2007, em função das comemorações do Ano Polar Internacional 2007-2008 e dos 25 anos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), foram convidados alunos do ensino médio de todo o Brasil e seus respectivosprofessores orientadores a pensar sobre o tema Ciência e Vida nas Regiões Polares:
Equilíbrio para o Planeta. 

O dez melhores trabalhos escritos e os dez melhores desenhos, foram publicados nolivro, cujo título é o mesmo da data comemorativa, mostrando a dedicação e o alto grau de discernimento de seus autores sobre o tema em questão, que afeta toda a população do mundo. ?Essa é uma forma de motivar os jovens a colocar, em sua
formação como cidadãos, a preocupação de participar e melhorar, forma responsável, o mundo em que vivemos?, relata um trecho da publicação. 

O secretário Paulo Bauer parabenizou os estudantes catarinenses, lembrando que o bom desempenho que a educação catarinense vem obtendo ao longo dos anos. Recentemente foi destaque na pesquisa Pisa, que avaliou jovens de 15 anos nas áreas de Matemática, Leitura e Ciências, ficando em 1º lugar no país. Também destacou os bons resultados no Índice da Educação Básica (IDEB), ?números que colocam Santa Catarina à frente. Aproveitou o momento, ainda, para anunciar uma de suas metas para esse ano: enviar à Assembléia Legislativa um Projeto de Lei que beneficiará estudantes do 3º ano do ensino médio que alcançarem uma média superior a 8 ( em estudo). Para os jovens que forem aprovados com mérito, o Estado pretende bancar a sua faculdade.

                               OS PROTOGANISTAS

Elisete Turatti, 17 anos, é estudante do 3º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Santa Helena, localizada no município de Santa Helena. O desenho utiliza cores vibrantes no desenho em que retrata animais das regiões polares (pingüins, focas e lobo típico da região). O que chama a atenção é proximidade entre os animais como se buscassem proteção e sobrevivência entre si.
 
Francisco König, 16 anos, estuda no 2º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Barão de Antonina, do município de Mafra. Também retratando animais das regiões polares, Francisco optou por tons pastéis, traçando uma espécie de proteção, que parecem peças utilizadas em laboratórios de ciências, em meio à natureza.