Claudete Back de Jesus

A estudante catarinense Claudete Back de Jesus, de Atalanta e seu projetos "Alice no Pais dos Números", é uma das 15 finalistas do Concurso Vivaleitura 2009, promoção conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura. Os vencedores foram conhecidos na última quinta-feira, dirante solenidade no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

O prêmio cultural aos finalistas é justamente um passeio pelo Museu da Língua Portuguesa, na Praça da Luz. O outro prêmio, de R$ 90 mil, será distribuído aos três vencedores - projetos remetidos por estudantes de João Pessoa (PB), Campinópolis (MT) e Sertânia (PE) - um por categoria.


Instalado em um prédio construído no século 19, com três andares e 4,3 mil metros quadrados, o museu tem salas para exposições, projeção de filmes, leitura e pesquisa que possibilitam uma viagem pelo mundo da nossa língua. Será nesse espaço que os finalistas, selecionados entre 1.803 projetos vindos das cinco regiões do país, vão conhecer os ganhadores.


As experiências que disputaram o Vivaleitura deste ano são de Minas Gerais (quatro concorrentes), São Paulo (dois), Mato Grosso (dois), além de Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina, Paraíba e Rio de Janeiro, com um projeto cada.


A comissão julgadora também escolheu cinco projetos para receber menção honrosa: Parada Cultural – biblioteca popular 24 horas, Programa Arca das Letras e Programa Prazer em ler, desenvolvidos no Distrito Federal; Flipinha: programa educativo, de Paraty (RJ), e Programa Carro-biblioteca-frente de leitura, de Belo Horizonte.


Promoção conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura, o Vivaleitura é coordenado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e tem o patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha. O Conselho Nacional dos Secretários de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação apóiam a iniciativa.