Representantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês), uma das principais instituições de pesquisa tecnológica do mundo, estão em Florianópolis nesta quarta (30) para conhecer a atuação do Senai de Santa Catarina, entidade que integra o Sistema Fiesc. O instituto americano irá apoiar a estruturação dos dois Institutos de Inovação que o Senai vai implantar na Grande Florianópolis. O encontro iniciará o trabalho conjunto entre as duas instituições.
Em 2012, o departamento nacional do Senai firmou apoio com o MIT para a estruturação, em todo país, de 23 Institutos Senai de Inovação que serão criados até 2014. Dois deles serão instalados na Grande Florianópolis: um voltado para a área de laser e outro para tecnologias de sistemas embarcados. O MIT dará apoio ao Senai com intercâmbio de profissionais, participação em seminários e aprimoramento dos processos de inovação dos brasileiros. Além disso, também contribuirá com sua expertise no desenvolvimento de novos produtos e processos.
A intenção é transformar Santa Catarina em polo de referência para as áreas de laser e sistemas embarcados, desenvolvendo soluções de ponta para a indústria. Os novos institutos realizarão, principalmente, serviços de pesquisas aplicadas para o desenvolvimento de novos produtos e processos. As plataformas tecnológicas dos institutos de inovação, que definem as áreas de atuação dos institutos, serão apoiadas nas demandas atuais e futuras da indústria nacional. A identificação nas necessidades está sendo feita em consultas a empresas desses setores e a partir da análise de tendências tecnológicas.
Deixe seu comentário