O Concurso Tesouros do Brasil pode premiar trabalhos de Santa Catarina

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional divulga na próxima semana o resultado do Concurso Tesouros do Brasil, que vai premiar os melhores trabalhos de valorização e preservação do patrimônio histórico brasileiro. Com trabalhos sobre o Palácio Cruz e Sousa, Pedra do Frade, bairros de Laguna, Sambaquis e Palacete Polidoro Santiago, entre outros tesouros históricos, seis escolas de Santa Catarina, sendo quatro públicas estaduais e duas particulares, estão entre as finalistas. Em cerimônia marcada para abril, os quatro vencedores receberão prêmio no valor de R$ 7 mil para pôr o projeto em prática, dando início à conscientização da comunidade sobre a importância de seu patrimônio. Os professores responsáveis receberão, cada um, R$ 3 mil. Depois de editado, o livro Tesouros do Brasil será distribuído em escolas, bibliotecas e museus de todo país.

Com apoio institucional da Unesco, Iphan e Ministérios da Cultura e da Educação, sob patrocínio da Fiat, a iniciativa tem como objetivo estimular a valorização do patrimônio cultural brasileiro e conscientizar os jovens e a comunidade sobre a importância dos bens culturais, conforme acredita Thais Cristina de Oliveira Silva, responsável pelo projeto. Entre 74 projetos finalistas em todo país, três são de escolas de Laguna, um de Florianópolis, um de Criciúma e outro de Rio do Sul. Um total de 1,3 mil trabalhos participou do concurso.

Laguna concorre com quatro projetos. A Escola Pública Integrada Jerônimo Coelho, do Programa de Educação em Tempo Integral da Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia, foi selecionada com um projeto sobre o Palacete Polidoro Santiago. Sob a coordenação da professora Eliana Palmira Reinaldo, 37 alunos da 8ª série do Ensino Fundamental fizeram pesquisas bibliográficas, entrevistaram moradores do bairro e analisaram o palacete. No desfile de 7 de Setembro, os alunos sensibilizaram a comunidade através de faixas e desenhos sobre o patrimônio.

Também da rede estadual de Laguna, a escola Gregório Manuel de Bem desenvolveu o tema ?Memória: Um Patrimônio Irrenunciável?. Sob orientação do professor Laércio de Oliveira, 163 alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental estão trabalhando para registrar a memória do Distrito de Ribeirão Pequeno em um livro. Os alunos já realizaram pesquisa sobre a economia, as lendas, as danças e cantorias, a culinária e a arquitetura das comunidades de Morro Grande, Figueira, Parobé, Ribeirão Pequeno e Madre.

Dois outros projetos de Laguna pertencem à Escola de Educação Básica e Profissional Adélia C. Varejão, da Fundação Bradesco, sob o tema ?Pedra do Frade? e ?Sambaquis?. Cinco alunos da primeira série do Ensino Médio, orientados pela professora Adriana Guedes Santos, propõem a elaboração de um programa de Educação Ambiental e Patrimonial para capacitar a comunidade através de palestras, teatro de fantoches e oficinas. Pretendem ainda divulgar esses patrimônios em vídeos, livretos, folders, calendários, entre outros.

Um grupo de cinco alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Aderbal Ramos da Silva, de Florianópolis, orientados pelo professor Pércio da Luz, também teve seu trabalho sobre a memória e preservação do Palácio Cruz e Sousa selecionado. O grupo entrevistou o ex-governador Ivo Silveira, realizou pesquisa com a comunidade e distribuiu folder informativo sobre o Palácio. Com o apoio do prêmio, propõem que seja produzido um documentário, que será divulgado em escolas, órgãos públicos e meios de comunicação. O projeto está sendo encaminhado para a Secretaria de Educação e Inovação do Estado de Santa Catarina.

Em Criciúma, participa da premiação o Colégio São Bento, com o tema Centro Cultural Jorge Zanatta, sob a responsabilidade do professor Michel Goulart. Em sua pesquisa, 12 alunos da 6ª série do Ensino Fundamental visitaram o prédio, entrevistaram cidadãos e a diretora do Patrimônio Histórico de Criciúma. Pretendem fazer uma exposição de fotos itinerante por diversos pontos importantes da cidade e publicar um caderno do patrimônio criciumense. O grupo de pesquisa histórica da escola Paulo Cordeiro, de Rio do Sul, formado por 15 alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, liderados pela professora Neusa Maria Moratelli, ficou entre os finalistas com o projeto ?Museu Dinâmico?, sobre a locomotiva que movimentou a região no passado. Propõem que a locomotiva seja exposta em lugar de visibilidade na cidade.