A Escola Municipal Deputado Waldemar Rupp, de Campos Novos/SC, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Acolher, na categoria Crer para Ver, registrando 51% da votação, o equivalente a 95.121 votos. O projeto reconhece ações transformadoras de educação nas escolas. A instituição venceu com o projeto Construindo uma Escola Melhor.

O pedagogo e diretor da escola, Antonio Salvador Marques, explica que a conquista representa a recompensa por um trabalho árduo e desafiador. Segundo ele, a instituição de ensino estava com problemas de toda ordem, como alunos indisciplinados, falta de rotina, agressividade, baixo aprendizado escolar, altos índices de evasão e reprovação, profissionais desmotivados e desunidos e, ainda, o preconceito da comunidade com a instituição.

Desenvolvimento do projeto

O projeto premiado iniciou com a realização de uma pesquisa e ampla discussão com a finalidade de identificar as principais dificuldades da unidade escolar. Posteriormente, foram apontadas as prioridades e aberto um diálogo com pais, professores, alunos e comunidade para buscar possíveis soluções.

A ideia foi inspirada nos princípios da cooperação e nos conhecimentos absorvidos no Programa Cooperjovem, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC), em parceria com a Coopercampos. A escola trabalhou durante todo ano de 2014 e 2015 no projeto Construindo uma escola melhor.

Marques ressalta que o Cooperjovem foi fundamental para a conquista do Prêmio Acolher, pois o projeto foi elaborado durante as oficinas do programa. "Em momentos de elaboração do Projeto Educacional Cooperativo (PEC), a interação com outras escolas, realidades e outros professores do programa nos apontou estratégias e possibilidades para envolvermos os alunos, os pais, os professores e a comunidade com a finalidade de solucionarmos parte dos problemas vivenciados no espaço escolar", diz o diretor.