O diretor de negócios do Grupo fala sobre os projetos da Habitasul, que gera três mil empregos diretos
Fundado em 1967, o Grupo Habitasul trabalha nos setores industrial, imobiliário, de turismo e de hotelaria, fundamentais para o desenvolvimento da economia catarinense e brasileira. O Grupo é sediado em Porto Alegre e, além de Santa Catarina, possui negócios no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais .
Em entrevista exclusiva para o portal RCN, José Mateus, Diretor de Negócios do Grupo Habitasul fala sobre as principais atuações do Grupo, responsável pelo bairro Jurerê Internacional, em Florianópolis, um dos mais importantes de Santa Catarina.
Confira:
RCN: O que é o grupo Habitasul?
José Mateus: O grupo Habitasul completa 68 este ano e tem basicamente dois braços de atuação. Na parte imobiliária, por exemplo, tem empreendimentos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, o principal feito do grupo foi o desenvolvimento de Jurerê Internacional, um bairro planejado, inovador lá nos anos 80, que implantou um bairro aberto, como se fosse um condomínio, mas totalmente acessível, com viés de sustentabilidade, preservando a natureza.
RCN: Pode falar um pouco mais sobre Jurerê Internacional? considerando a importância para Florianópolis e para o Estado.
José Mateus: Nesta primeira fase de Jurerê Internacional nós implantamos 250 hectares. Hoje, nós temos aqui uma população fixa de quase oito mil habitantes. O grupo Habitasul também é responsável pela administração do serviço de água e esgoto, que é um sistema quase único no país. O esgoto todo, a gente não usa água fora da ilha para tratar e distribuir.
Administramos também dois hotéis aqui, dois ícones de Florianópolis, o Il Campanário e o Jurerê Beach Village. Temos o Jurerê Open Shopping que foi o primeiro Shopping a céu aberto de Santa Catarina, lá no início dos anos 90. Hoje a gente vê vários empreendimentos imobiliários tendo como eixo central um Shopping ou Mall a céu aberto. No Rio Grande do Sul também desenvolvemos diversos loteamentos ao redor de Porto Alegre. Também no interior do Rio Grande do Sul nós desenvolvemos o Hotel Laje de Pedra, que agora passa por uma nova fase e por uma nova administração.
RCN: Quais as perspectivas para o futuro do negócio?
José Mateus: Nós passaremos por uma nova fase. Jurerê passa por uma nova fase. Nós fizemos um reposicionamento da nossa marca de Jurerê Internacional, que agora é Jurerê In. O internacional vai continuar sendo muito importante na história da empresa, mas a gente quis trazer, dar luz para outros valores que entendemos ser importantes. Como ser inspiradora, íntegra, com valores fortes. A gente quer buscar consumidores que tenham aderência com esses valores.
RCN: Além de empreendimentos imobiliários, o Grupo Habitasul também tem negócios na área industrial. Pode falar um pouco sobre isso?
José Mateus: O segundo braço do Grupo Habitasul é a Irani Papéis, uma empresa industrial, de papel e embalagens. O grupo adquiriu a Irani no início dos anos 90 e hoje é a terceira empresa do Brasil do setor. A Irani tem mais alto nível de governança, com fluxo de negociações em bolsa bastante alto. Nesses últimos anos teve, potencializada pela mudança no potencial de consumo, uma mudança nas suas ações e passa pelo maior ciclo de investimento da história, com investimentos de mais de R$ 1 bilhão aqui em Santa Catarina. Hoje, no site da Campina da Alegria, que fica na cidade de Vargem Bonita, nós temos aproximadamente 2.000 funcionários e com uma geração própria de energia de aproximadamente 60% e com esse ciclo de investimentos, passaremos a ser autossuficientes em energia.
Deixe seu comentário