Lideranças políticas, empresariais e do meio acadêmico prestigiam eventos dos jornais locais, em todo o Estado
Blumenau: 31 de outubro
Presença de lideranças políticas, empresariais e do meio acadêmico mostram prestígio dos jornais locais
A presença de lideranças políticas, empresariais e do meio acadêmico no encontro regional promovido pela Adjori/SC (Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina), em Blumenau, na segunda-feira, 31, é uma clara demonstração do prestígio dos jornais locais e da entidade que os representa.
Mais de 40 pessoas, incluindo proprietários de publicações filiadas à Adjori/SC, participaram do encontro que teve início com um café da manhã, no Viena Park Hotel, e se estendeu por toda a tarde, encerrando a série de encontros regionais promovidos pela entidade em todo o Estado. Após a exibição de um vídeo institucional , que resume os projetos e conquistas da Adjori/SC e de seus 140 associados, o presidente da entidade, Miguel Ângelo Gobbi, destacou algumas iniciativas que fazem da Associação a mais estruturada entidade do gênero em todo o país. Entre elas, o portal (ww.adjorisc.com.br) que reúne sites dos jornais filiados, o Cadastro Catarinense de Jornais, responsável pelo numeração e certificação das publicações editadas no Estado e o Projeto Jornal Escola, lançado há seis anos e que já beneficia mais de 30 mil alunos de escolas públicas catarinenses.
Gobbi salientou, ainda, o objetivo dos encontros regionais empreendidos pela Associação, que completa 25 anos em outubro próximo. ?Queremos estreitar ainda mais os laços que unem os jornais locais e as comunidades onde eles atuam, pois são as nossas publicações que registram e documentam a história das cidades catarinenses e seus proprietários estão aqui convivendo diariamente com as lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil organizada. É importante que se saiba que eles têm uma entidade representativa e que juntos constituem uma força estadual independente e coesa."
Aberta a palavra, as lideranças que se manifestaram foram unânimes em reconhecer o importante papel desempenhado pelos jornais locais na formação da cidadania e o esforço desenvolvido pela Adjori/SC em direção à organização e ao fortalecimento da mídia impressa local catarinense.
Na seqüência, os jornais iniciaram reunião de trabalho, que culminou com a formação do Núcleo de Jornais do Vale do Itajaí e Litoral Norte que irá aprofundar a discussão de temas de interesse comum. O almoço de confraternização ocorreu no Biergarten, com direito a chope artesanal e dança típica.
Presenças: Secretário de Estado, Cézar Cim; Secretário Regional, Paulo França; Prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing;, vice-reitor da Furb, Rui Rizzo e o assessor de imprensa, Michel Ivon Imme; Marion Bubeck e Marili Martendal, da Fundação Cultural de Blumenau; Fábio Ghedi, da Faculdades IBES; Ricardo Stodieck, da Acib (Associação Comercial e Industrial de Blumenau); Giancarlo Tomelin, da ADVB/SC; José Aloncio da Silva, da CDL (Câmara dos Diretores Lojistas) de Blumenau, Moacir Curebane e Enio Bagattoli, ambos da Ampe (Associação das Micro e Pequenas Empresas) de Blumenau; Joel Battistella, do Banco do Brasil; Marcos Nascimento, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau, Fabrícia Zucco, da Prefeitura de Blumenau, Vereadores Arno Muller, Jean Kuhlmann, Maria Emília de Souza e Rufinus Seibert, da Câmara Municipal de Blumenau, Cristina Figueiredo, da Antena 1 FM, Fabrício Wolff e Odair José, ambos da TV Legislativa.
Videira: 26 de outubro
Secretário Regional de Videira vê grande
A identidade que existe entre a descentralização administrativa e a mídia impressa local catarinense, caracterizada pela capilaridade e proximidade com o cidadão, foi ressaltada pelo Secretário de Desenvolvimento Regional de Videira, Valdir Ruschel, no encontro promovido pela Adjori/SC no Vale Verde Hotel, em Videira, na quarta-feira, 26. Sentindo-se muito a vontade entre os proprietários de jornais, Ruschel reiterou que os Secretários Regionais são grandes aliados da mídia local, reconhecendo o esforço de muitas publicações em acompanhar tudo o que acontece nos municípios catarinenses. Disse que, não raramente, a descentralização das verbas de comunicação é tema do encontro mensal do colegiado e que há grandes defensores, também, da presença dos jornais locais nas escolas públicas estaduais, para uso em sala de aula.
O secretário reconheceu que as SDRs são alvo de disputas políticas, pois acabaram enfraquecendo, em certa medida, o poder de fogo de deputados em suas bases eleitorais e até mesmo de algumas secretarias de Estado. Ainda assim, ele acredita que há a aprovação da comunidade, pela possibilidade de participação nas decisões, expressa por meio dos Conselhos Regionais, que outrora não existia.
O presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, observou que os Secretários Regionais têm sido, de fato, os melhores parceiros da mídia local. ?Eles sabem que se precisam da repercussão de algum fato, de alguma notícia, eles se empenham para que essa informação chegue aos jornais locais, cujo impacto na comunidade é muito maior do que em qualquer jornal estadual?, concluiu Gobbi.
O encontro dos jornais locais em Videira ? o sétimo da série promovida pela Adjori/SC ? contou também com a presença de representantes do legislativo de Fraiburgo, da Perdigão, da Associação Comercial e Industrial de Videira, da Unoesc, da gerência da SDR de Videira, da OAB/SC e do Banco do Brasil.
Linhas de Crédito ? Na apresentação da parceria com o Banco do Brasil, que marca um novo relacionamento entre a instituição financeira e filiados da Adjori/SC, Fábio Alessandro Ribeiro e Manoel Moratelli, do BB, listaram algum das linhas de crédito disponíveis, ressaltando as operações de leasing, as operações de desconto e a mais interessante delas ? O Proger, que opera com recursos do FAT (Fundo de Amparo do Trabalhador), oferecendo as melhores taxas de juros do mercado.
Xanxerê: 25 de outubro
Encontro fortalece jornais do interior
No encontro realizado terça-feira, 25, no auditório da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) apresentou a lideranças políticas e empresariais da região e a seus filiados o trabalho desenvolvido pela entidade ao longo desses 24 anos de atuação em defesa dos interesses dos meios de comunicação impressa em Santa Catarina.
Presente ao evento, o prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, se disse surpreso com a bem montada estrutura da Adjori/SC e com o grande número de empresas associadas ? 142 publicações de todas as regiões do Estado. Ele destacou a importância dos jornais no desenvolvimento do município e no desenvolvimento estadual uma vez que respondem por 47% da mão de obra empregada pelo setor de Comunicação, superando as rádios, responsáveis por 36% e pela televisão, 13%. Opinião semelhante foi manifestada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Bruno Bortoluzzi, que afirmou ser testemunha do empenho dos empresários do setor que há muitos anos vem registrando a história e o desenvolvimento dos municípios. ?Sinto orgulho de ser xanxerense e receber diariamente, às 6h30, um jornal editado no município?, salientou.
Representando a Secretaria do Desenvolvimento Regional, o Diretor Administrativo, Armando Roncaglio, ele próprio um assíduo leitor de jornais, disse considerar os jornais locais como mecanismos importantes de propagação da cultura e do conhecimento coletivo. Roncaglio também elogiou a união dos jornais na busca da qualidade da imprensa escrita.
Também marcaram presença o vice-prefeito de Faxinal, Jandir Carmignan; José Felix, da Câmara de Diretores Lojistas de Xanxerê (CDL); Claudete Zulioa, da Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (Acix) e também Ismael Fontana e Elder Casagranja, ambos do Banco do Brasil, instituição financeira que está oferecendo diversas modalidades de crédito aos associados, fruto da recente parceria com a Adjori/SC.
O presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, avaliou positivamente o encontro que contribui para que a entidade repasse informações e ao mesmo tempo busque idéias novas entre seus associados servindo de modelo para todo o estado. ?Existem coisas que estão dando certo aqui e podem servir de exemplo a todos os jornais do interior e é esta troca de experiências que buscamos promover porque um jornal sozinho tem apenas força local mas a união dará aos jornais do interior uma força muito maior, estadual e nacionalmente,? destacou Miguel Ângelo Gobbi.
São Miguel do Oeste: 24 de outubro
Evento dos jornais reúne reepresentantes da comunidade local
O Secretário Regional de Dionísio Cerqueira, José Carlos Zandoná, ressaltou a importância dos jornais locais no encontro promovido segunda-feira (24), pela Adjori/SC (Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina), no auditório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Estiveram presentes, também, os prefeitos das cidades de Santa Helena, Moacir Lazarotto, e de Barra Bonita, Dirceu Bernardi, o presidente da Câmara de Vereadores de SMOeste, Raul Gransotto, o vice-presidente da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina), Astor Kist, o presidente da Acismo (Associação Comercial e Industrial de SMOeste), Roberto Mileski, o presidente do Sindicomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista do Extremo Oeste de SC), Francisco Crestani, o assessor de imprensa da Unoesc- campus SMOeste Emanuel Lorenço e o coronel Luiz Guerini, comandante da Polícia Militar, que agradeceu a cobertura da imprensa local ao trabalho desenvolvido pela Polícia Militar na região.
No ?Café com Mídia?, como foi denominado o encontro, o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, anunciou a parceria com o Banco do Brasil e mostrou os inúmeros programas disponibilizados aos associados, visando à capacitação e ao fortalecimento da mídia local. Destacou o portal da entidade (www.adjorisc.com.br) que já armazena cerca de 48 mil notícias em seu banco de dados construído com informações de jornais de todas as regiões do Estado, que têm seus sites hospedados no portal.
Canoinhas: 17 de outubro
No Planalto Norte, lideranças políticas reconjhcem valor dos jornais locais
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Bene Carvalho, lembrou a importância dos jornais locais no contexto da descentralização administrativa, no encontro promovido pela Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina, nesta segunda-feira, 17, no Restaurante Doces e Fricotes, no centro de Canoinhas.
Assim como os secretários regionais de Rio do Sul e de Tubarão, presentes em outros eventos da Adjori/SC, Bene declarou-se um defensor fervoroso da ?descentralização das notícias e da mídia?, junto a Secretaria de Comunicação do Governo Luiz Henrique. Ele enfatizou, também, que, como vereador, propôs e viu aprovado projeto de lei que estabelece que as escolas públicas municipais tenham em suas bibliotecas jornais locais, um jornal estadual e uma revista de variedades para uso pelos alunos. ?Vou querer saber se essa lei está sendo cumprida?, brincou Bene, olhando para o prefeito em exercício, Edmilson Werka, que também manifestou seu apoio à mídia local. Werka destacou, ainda, a força do associativismo e reconheceu os avanços da imprensa de Canoinhas.
O presidente da Câmara de Vereadores, Beto Faria, foi categórico ao afirmar que o caminho da regionalização e da descentralização é a linha certa para o desenvolvimento do Estado e que os jornais locais são fundamentais nesse processo. ?Os jornais locais são também fonte de desenvolvimento, emprego e renda e têm que ser valorizados e prestigiados?, acentuou .
Jornais presentes: Diário do Planalto (jornal-anfitrião, responsável pela organização do evento), Correio do Norte e O Planalto - todos de Canoinhas: Gazeta de Rio Mafra, de Mafra; Gazeta de Itaiópolis, de Itaiópolis; Informação, de São Bento do Sul, A Gazeta Tresbarrense, de Tres Barras.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Bene Carvalho, lembrou a importância dos jornais locais no contexto da descentralização administrativa, no encontro promovido pela Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina, nesta segunda-feira, 17, no Restaurante Doces e Fricotes, no centro de Canoinhas.
Assim como os secretários regionais de Rio do Sul e de Tubarão, presentes em outros eventos da Adjori/SC, Bene declarou-se um defensor fervoroso da ?descentralização das notícias e da mídia?, junto a Secretaria de Comunicação do Governo Luiz Henrique. Ele enfatizou, também, que, como vereador, propôs e viu aprovado projeto de lei que estabelece que as escolas públicas municipais tenham em suas bibliotecas jornais locais, um jornal estadual e uma revista de variedades para uso pelos alunos. ?Vou querer saber se essa lei está sendo cumprida?, brincou Bene, olhando para o prefeito em exercício, Edmilson Werka, que também manifestou seu apoio à mídia local. Werka destacou, ainda, a força do associativismo e reconheceu os avanços da imprensa de Canoinhas.
O presidente da Câmara de Vereadores, Beto Faria, foi categórico ao afirmar que o caminho da regionalização e da descentralização é a linha certa para o desenvolvimento do Estado e que os jornais locais são fundamentais nesse processo. ?Os jornais locais são também fonte de desenvolvimento, emprego e renda e têm que ser valorizados e prestigiados?, acentuou .
Em Tubarão, o Secretário Regional, Ademir de Matos, reforçou o papel dos jornais locais, ?que são a voz da comunidade, que cobra e quer resultados de seus governantes?. Na mesma linha de raciocínio, Ramires Linhares, assessor de Comunicação da Prefeitura de Tubarão, lembrou ?que são essas cobranças que balizam nossas ações, que norteiam os rumos das administração municipal?. Inúmeras entidades representativas da comunidade tubaronense também marcaram presença no encontro, realizado nesta segunda-feira, dia 10, com o apoio da Prefeitura de Tubarão e da Amurel (Associação dos Municípios da Região dos Lagos).
Recado: Deixaram seu recado aos presentes o capitão Marcelo Baptista Vargas, do Comando Militar de Tubarão, que enalteceu o alto valor da imprensa local, e o coordenador do Curso de Comunicação da Unisul, Eloy Simões, que chamou atenção para o interesse que a mídia regional tem despertado entre os grandes anunciantes. ?Os jornais locais, em sua maioria semanários, têm uma durabilidade maior em comparação aos diários, que no dia seguinte já estão velhos; têm maior índice de leitura, pois ficam circulando durante sete dias, e são lidos com maior interesse pela comunidade pois trazem notícias voltadas para esse público?, justificou. Elóy fez um alerta aos proprietários de jornais: ?Se vocês estão buscando novos negócios, sejam acreditáveis; tragam informações verdadeiras sobre suas publicações, pois o mercado sabe o que é factível ou que é irreal em determinadas declarações de tiragem e circulação?. E finalizou com uma recomendação: ?Trabalhem para ter uma entidade forte; a soma de todos vocês os torna imbatíveis?.
Tijucas: 11 de outubro
Evento homenageia os 120 anos de imprensa tijuquense
Em Tijucas, o evento da mídia local contribuiu para resgatar um fato histórico - os 120 anos de imprensa tijuquense completados em primeiro de junho deste ano, data de fundação do jornal ?O Campeão?, nascido em 1885. Elogiando a iniciativa da Adjori/SC e valorizando o papel da imprensa local, o prefeito de Tijucas, Elmes Mannrich, disse acompanhar com interesse e satisfação a evolução da imprensa local, de fundamental importância para formação da cidadania.
Jornal na escola - Após a apresentação do trabalho desenvolvido pela Adjori/SC, através do vídeo institucional, Ângela Archer, representante da Secretaria municipal de Educação, afirmou que o município vê com grande interesse a iniciativa ?Jornal na Escola? projeto que hoje é lei e que a Adjori/SC já desenvolve há seis anos, sendo pioneira na área. ?Desde o início de sua formação escolar a criança precisa ter acesso às várias linguagens, que são a TV, o rádio , a Internet e o jornal?, enfatizou ela. O presidente da Adjori/SC, Miguel Gobbi, esclareceu que a entidade vem trabalhando para a maior presença dos jornais locais em sala de aula porém existem condições indispensáveis. ?O jornal precisa ser bem escrito; deve ter diversidade de assuntos; ter cunho informativo e formativo, para contribuir para a construção do pensamento desse jovem leitor,? resumiu Gobbi.
Presenças: O evento contou com o apoio da Prefeitura de Tijucas e da Câmara Municipal e , além do Prefeito, registrou as seguintes presenças: vice-prefeito, Roberto Vailati; procurador do município, Dr.Márcio Rosa,; chefe de gabinete do prefeito, Dr. Celso Leal da Veiga Jr.; Secretária de Ação Social, Maria Amélia Camargo; diretor da Fundação Municipal de Esportes, Roberval dos Anjos; assessor para assuntos da juventude, Gerson Marcelino; gerentes dos bancos Bradesco, Luiz Donizzetti Rossi, e Besc, Luiz Carlos Haiduk.
Rio do Sul: 5 de outubro
Aberta, com sucesso, a série de encontros dos jornais locais
As inúmeras autoridades presentes no encontro dos associados da Adjori/SC em Rio do Sul, na quarta-feira, 3, foram unânimes em reconhecer o valor e importância dos jornais locais, ?onde vivemos e criamos nossos filhos?, como disse o Secretário Regional de Rio do Sul, Ernani Dutra. Ele engrossou o coro de lideranças políticas que defendem a distribuição de jornais locais nas escolas públicas estaduais e municipais apelando aos prefeitos presentes que procurem viabilizar a assinatura de publicações da região para serem utilizadas em sala de aula.
Presenças - O evento contou com o apoio da Prefeitura de Rio do Sul e registrou a presença do Secretário Regional de Rio do Sul, Ernani Dutra, dos prefeitos de Ituporanga, Carlos Hoegen, também presidente da Amavi; dos prefeitos de Trombudo Central, Fernando Hoffman, de Pouso Redondo, Jucelino Amâncio; do secretário de Turismo de Rio do Sul, Jackson de Moura, que representou o prefeito Milton Hobus, e do secretário de Administração, Osimel Chiquetti; do presidente da Câmara dos Vereadores de Rio do Sul, Cláudio Cimardi, do vereador Ereno Marchi e de Dante Bonin, da SDR de Ibirama, e Mauri Fernando de Souza, da assessoria da UCAVI.
Pauta: Após o Café da manhã, os presentes assistiram a um vídeo sobre a ADJORI/SC mostrando as iniciativas da entidade em prol do fortalecimento dos jornais associados, que mereceu elogioso pronuciamento das autoridades locais. Na sequência, os jornais se reuniram para discussão de diversos temas.
Deixe seu comentário