Mais de 200 empresários da região de São Lourenço do Oeste se reuniram para o Painel Empresarial Cooperativo Financeiro organizado pelo Sicoob Noroeste em parceria com a Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) GaranteOeste, Sebrae e Aurora Alimentos.
Mediado pelo coordenador estadual de acesso a serviços financeiros do Sebrae/PR, Flávio Locatelli, o painel contou com a participação do diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Angelo Ortigara, que discorreu sobre empreendedorismo e inovação para gerar sustentabilidade. Na sequência, o vice-presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Neivor Canton, falou sobre cooperativismo e contextos e perspectivas.
Segundo Ortigara, o painel deixou muitas mensagens, entre elas, a possibilidade de as pessoas fazerem algo superior. "De maneira geral, a mensagem é o resgate da potencialidade humana que pode ser muito mais explorada e desenvolvida", explicou.
Sobre o tema abordado - empreendedorismo e inovação para gerar sustentabilidade -, o diretor técnico do Sebrae/SC disse que "o empreendedorismo, de alguma maneira, é o exercício também da inovação, que precisa ser sustentável", acrescentando que fazer empreendedorismo, inovação e sustentabilidade é uma decisão de cada um e está ao alcance de todos.
Canton disse que o objetivo do painel é aperfeiçoar a união que inicia no produtor e termina no consumidor, e que passa pela cooperativa de crédito. "Nada melhor que um evento como esse para conversarmos, ouvirmos e sermos questionados. A ideia é aperfeiçoar os mecanismos de atendimento e de trabalho", disse, lembrando que é preciso inovar, pois o consumo dita as regras.
Embora veja o cooperativismo como consolidado, Canton defendeu a ideia de que as lideranças e cooperados precisam estar sempre reinventando. "A sociedade recepciona com muito carinho, admiração e credibilidade o sistema cooperativo, que precisa retribuir essa confiança com transparência e pondo em prática tudo aquilo que o cooperativismo prega, seus princípios e valores", afirmou.
Segundo o presidente do Sicoob Noroeste, Artêmio José Flach, o evento vai além da comemoração de um ano da sede nova em São Lourenço do Oeste. "A gente precisa fazer a diferença, atuar para disseminar uma boa educação financeira cooperativa e contribuir para a formação de um mundo melhor", afirmou.
Conforme o presidente, o trabalho para levar informação para o associado não é fácil, mas é o que faz avançar as instituições cooperativas financeiras. "A iniciativa que tivemos neste ano mostra isso", disse, informando que através de eventos em toda a região foi possível atingir entre 4 mil e 5 mil pessoas. "Creio que todos que participaram do painel ficaram com uma boa imagem, pois as palestras vão ajudar nos desafios do dia a dia", ponderou o presidente.
Segundo o diretor Executivo do Sicoob Noroeste, Gilmar Bazzo, o evento juntou os pilares da economia da região: Cooperativismo, Agronegócio e Pequenas Empresas representada pelo Sebrae. "Foi mais uma demonstração de parceria, pois os palestrantes participaram voluntariamente e contribuíram para transmitir informações de qualidade aos participantes", afrmou.
Além de empresários, participaram prefeitos, vice-prefeitos e secretários dos municípios da região, presidentes de associações empresariais, representantes de sindicatos rurais e do Sebrae de Santa Catarina e do Paraná.
Deixe seu comentário