A mudança de hábitos causada pela pandemia do Coronavírus acelerou a digitalização também no serviço público. Segundo pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), 60% dos brasileiros que procuram o setor público preferem ser atendidos em algum canal digital. Além disso, dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil mostram crescimento no número de brasileiros que usaram a rede para acessar algum serviço prestado pelo Estado.
A demanda crescente, que exige das prefeituras a modernização de processos, levou a empresa catarinense IPM Sistemas, especializada em sistemas de gestão em nuvem para a administração pública, a criar uma área específica para apoiar gestores na transformação digital de seus municípios.
O time de especialistas atua no diagnóstico e na implementação de projetos em Prefeituras, Câmaras de Vereadores e outras instituições. Atualmente há iniciativas em andamento nas catarinenses Pomerode, Indaial, São Bento do Sul, Timbó e Guaramirim, na paranaense Araucária e nas gaúchas Gravataí e Santa Rosa.
O trabalho parte do mapeamento e inclusão no sistema de gestão usado pelo município de todos os processos administrativos. Isso permite que os servidores públicos atuem em um mesmo ambiente digital e sigam fluxos pré-definidos no próprio sistema de gestão municipal (Atende.Net).
No sistema, não será mais necessário o uso de papéis em rotinas como empenhamento, liquidação, pagamentos, compras, departamento de pessoal, citações de interessados e até a cobrança de tributos municipais. O resultado é redução de gastos com correio, papéis, impressoras e arquivo morto, além da economia de tempo de servidores.
"A tecnologia diminui o retrabalho e organiza e acelera o fluxo. Além disso, o acesso rápido às informações armazenadas pode auxiliar os servidores", diz o técnico que atua no projeto em implantação em Pomerode, Rodrigo Soares.
No município catarinense, que ostenta o título de cidade mais alemã do Brasil, o projeto de transformação digital vai garantir a integração dos diversos setores da administração em um único ambiente digital e a tramitação de todos os processos administrativos de forma 100% online.
A decisão pela transformação digital completa da prefeitura de Pomerode ganhou força durante a pandemia, quando ficaram evidentes os benefícios da digitalização dos processos feita pela secretaria de finanças ainda em 2018. "Nem mesmo o lockdown trouxe maiores dificuldades para o trabalho nas áreas de finanças, compras e contabilidade. Como todos os processos já estavam na nuvem, acessíveis de forma remota, não houve descontinuidade", diz o superintendente Financeiro da prefeitura, Gilson Wudtke.
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