As grandes e médias indústrias de Santa Catarina ampliaram em 1,91% o número de trabalhadores contratados com carteira assinada entre janeiro e abril.
As grandes e médias indústrias de Santa Catarina ampliaram em 1,91% o número de trabalhadores contratados com carteira assinada entre janeiro e abril. Segundo levantamento da Federação das Indústrias (FIESC) com 354 indústrias catarinenses, divulgado nesta quinta-feira (15), os setores que mais contribuíram para o avanço foram o de produtos têxteis (alta de 3,27%), metalurgia básica (mais 5,03%), máquinas e equipamentos (2,95%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (5,89%) e alimentos e bebidas (1,25%).
No grupo de 354 empresas ouvidas pela FIESC, a variação de 1,91% representou a criação de 4.209 postos de trabalho nos quatro primeiros meses do ano. No período de 12 meses até abril, o crescimento foi de 2,92%, um saldo positivo entre contratações e demissões de 6.383 vagas.
Na pesquisa, apenas três segmentos demitiram mais do que contrataram: produtos de madeira (menos 61 vagas), outros equipamentos de transporte (29 empregados demitidos) e artigos do mobiliário (redução de 291 trabalhadores).
As microrregiões catarinenses que mais aumentaram a oferta de empregos neste ano foram o Médio Vale do Itajaí, o Vale do Itapocú e o Nordeste, influenciado pelo aquecimento das indústrias de produtos têxteis, máquinas, aparelhos e materiais elétricos e máquinas e equipamentos.
VEJA AS TABELAS COMPLETAS:
NÍVEL DE EMPREGO INDUSTRIAL - COMPORTAMENTO SETORIAL
Deixe seu comentário