EMASA recebe Selo Social 2021 pelo compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis
-
(Fotos: Diretoria de Comunicação Prefeitura de Balneário Camboriú)
Ações são desenvolvidas pelos programas Jacamasa e Produtor de Água do Rio Camboriú
Pelo compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODS, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) recebeu na quarta-feira (23), a certificação Selo Social - um projeto do Instituto Selo Social com abrangência em todo o Brasil. A premiação foi concedida por meio de dois projetos da Autarquia: Programa de Educação Ambiental (PEA) - Jacamasa e Produtor de Água do Rio Camboriú, que geraram 07 impactos sociais e 2.624 atendimentos em Balneário Camboriú. Esse foi o terceiro ano consecutivo que a Emasa conquista o selo.
O Selo Social reconhece e certifica projetos que impactem positivamente na sociedade. No caso da Emasa, com as ações desenvolvidas pelos dois programas voltadas à promoção de práticas e responsabilidades na preservação dos recursos hídricos em Balneário Camboriú, atingiram cinco dos 17 objetivos para o alcance das metas da Agenda 2030 da ONU no Brasil, sendo: 4. Educação de Qualidade; 6. Água Potável e Saneamento; 13. Ação contra a Mudança Global do Clima; 14. Vida na Água; e 17. Parcerias e meios de implementação.
"Este foi o terceiro ano consecutivo que a Emasa é certificada com o Selo Social, sendo em 2019 pelas ações do Produtor de Água do Rio Camboriú, 2020 com as atividades do Programa Jacamasa e em 2021, com as ações dos dois programas. Ambas iniciativas voltadas à conscientização da população e práticas conservacionistas de produtores rurais em suas propriedades, para a preservação e cuidado com a nossa água, um bem tão precioso e necessário", destaca o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.
Sobre os programas
O Programa de Educação Ambiental (PEA) JACAMASA - "Emasa levando água e conhecimento até você", foi criado com o intuito de promover a sensibilização da população quanto ao papel de cada um, a respeito de práticas sustentáveis, na preservação dos recursos hídricos e da importância e funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário. O projeto visa alcançar diferentes públicos-alvo, desde professores, colaboradores internos, alunos de cursos técnicos ou superior na área ambiental e alunos do ensino fundamental e infantil.
O Produtor de Água do Rio Camboriú, foi criado em 2009 com o intuito de preservar a água, um recurso natural essencial para garantir a qualidade de vida da população. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades, cuidando dos mananciais.
Sobre o Selo Social
O Instituto Selo Social atua na mobilização dos setores públicos, privados e da sociedade civil, integrando-os como co-responsáveis pelo alcance das metas da Agenda 2030 em seu território, através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. Os objetivos são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. O Selo Social abrange 17 Municípios; 716 Organizações Participantes; 2.806 Projetos Executados; e 8.939 Impactos Sociais em todo o Brasil.
Deixe seu comentário