Com a redução na entrega de doses da vacina Coronavac contra a Covid-19, milhares de catarinenses ficaram sem previsão para receber a segunda aplicação do imunizante. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está buscando informações junto aos municípios para saber quantas pessoas receberam a Coronavac e onde não há doses em estoque para realizar a cobertura. A pasta estima em cerca de 20 mil pessoas.
As informações estão sendo apuradas pelas regionais de saúde. Após ter o quantitativo completo, a SES vai pedir ao Ministério da Saúde uma complementação de doses da Coronavac a fim de garantir a segunda aplicação para essas pessoas. O pedido deve acontecer até o final da semana e as remessas enviadas na sequência.
O problema foi causado pela aceleração da primeira aplicação. Muitos municípios adiantaram a imunização de idosos acima de 60 anos, sem reservar as doses de segunda aplicação para idosos acima de 65 anos. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Eduardo Macário, o problema aconteceu também em outros estados.
Muitas pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac já completaram os 28 dias de prazo sugeridos pela fabricante. "É preciso que quando chegarem as doses as pessoas vão se vacinar, mesmo com atraso de um, dois, cinco dias, isso não vai prejudicar a produção dos anticorpos ou perda de potência", afirmou Macário.
Deixe seu comentário