Em reunião com deputados estaduais da bancada do Oeste da Assembleia Legislativa de SC (Alesc), o governo do Estado confirmou a liberação de R$ 100 milhões para combater os efeitos da estiagem que assola Santa Catarina desde o ano passado. "O governador anunciou aporte de recursos no valor de R$ 100 milhões através de projeto de lei e mais uma PEC que vai desburocratizar a transferência de recursos do governo estadual aos municípios. Isso é importante porque vai fazer com que se dê resposta rápida ao problema da estiagem no Oeste", afirmou Fabiano da Luz (PT), que coordena a bancada. 

Além dos recursos, a reunião também definiu que será criado um grupo gestor a fim de avaliar a médio e longo prazo todos os programas que possam ser feitos par amenizar os efeitos da estiagem. O grupo contará com técnicos do governo estadual, deputados estaduais, entidades da agricultura familiar e do agronegócio, conselhos estaduais e sociedade em geral. Essas ações serão capitaneadas pelo secretário da Agricultura, Altair Silva.

Da Luz também aproveitou a reunião para solicitar ao governador a aplicação da lei estadual que prevê pagamento por serviços ambientais aos agricultores que preservam as nascentes. Existente desde 2010, a legislação institui a Política Estadual de Serviços Ambientais e regulamenta o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais. Segundo o coordenador da Bancada do Oeste, o governador se comprometeu em retomar a medida para auxiliar os agricultores catarinenses.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Agricultura, Fazenda, Desenvolvimento Econômico, além de Casan e Defesa Civil. Ao todo, nove parlamentares estiveram presentes: Fabiano da Luz e Luciane Carminatti (PT), Mauro de Nadal e Valdir Cobalchini (MDB), Marlene Fengler (PSD), Mauricio Eskudlark (PL), Jair Miotto (PSC), Coronel Mocellin (PSL), e Marcos Vieira (PSDB). Também estiveram presentes lideranças de federações do setor e associações de municípios. 



Tags

  • Alesc
  • Geral
  • governo do estado
  • política