Instituído pela Unesco em 2001, o concurso para estudantes e orientadores, tem 20 instituições parceiras entre elas: Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação.

Estudantes e professores orientadores, do ensino médio e do ensino médio integrado à educação profissional, de escolas públicas e privadas de Santa Catarina e todo o País, têm até o dia 8 de setembro para participar do Concurso de trabalhos escritos e desenhos sobre o "Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento", comemorado no dia 10 de novembro. Instituído pela Unesco em 2001, o concurso conta com 20 instituições parceiras entre elas o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação. Informações detalhadas poderão ser obtidas por meio do site www.brasilia.unesco.org ou pelo telefone (61) 2106-3627.

 

O Concurso também está relacionado ao Ano Internacional da Astronomia e aos 40 anos da chegada do homem à Lua. Para participar, os jovens e os professores devem produzir trabalhos escritos ou ilustrações sobre o tema "Nossa Presença no Cosmos" e encaminhá-los, acompanhados da ficha de inscrição, para o e-mail [email protected], entregar pessoalmente ou enviar para o Setor de Ciências da Unesco, SAS, Quadra 5, Bloco H. Lote 6, Ed. Unesco/IBICT/CNPq, Sala do Protocolo 1106, CEP 70070-914, Brasília, DF.

 

Objetivos desta ação - Incentivar a discussão acerca dos impactos da pesquisa e dos avanços da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento e a sustentabilidade do planeta; contribuir para o fortalecimento da niciação científica e tecnológica entre os alunos do ensino médio do Brasil; reconhecer e premiar os melhores trabalhos escritos e os melhores
desenhos que demonstrem o real entendimento da importância do desenvolvimento científico e tecnológico. Os dez melhores trabalhos das duas categorias serão publicados em um livro que será lançado durante a solenidade de premiação, em Brasília.

 

Trabalho escrito - Deve ser digitado ou datilografado e ter entre 15 e 30 páginas e os escritos manualmente, entre 20 e 40 páginas. Além disso, deve ter anexado um resumo (máximo de 25 linhas para os digitados e no máximo 40 linhas para os textos escritos à mão), seguido de introdução, desenvolvimento livre, considerações finais e bibliografia. Podem ser acrescentados desenhos, gráficos e imagens. O nome do estudante, do professor e da escola só pode constar da ficha de inscrição, que estará junto com cada trabalho.

 

Desenho - O aluno poderá confeccionar, individualmente ou com a orientação de um professor da sua unidade escolar, um desenho criativo, de boa qualidade e ligação com o tema do Concurso 2009. Pode utilizar técnicas de arte com tinta, lápis de cor, pastel, giz de cera entre outros. Podem ser usados papel "mi-teintes" ou canson nas medidas 42x95 cm e 50x65 cm, em papel cartão na medida 50x70 cm e papel tipo cartolina. Nessa categoria, a orientação do professor é facultativa.

Tópicos para o tema central

 

-Astronomia e bioastronomia: ciências voltadas ao estudo dos corpos celestes e ao estudo da vida fora da terra.

-O homem e o espaço - de Galileu aos dias atuais

-O papel da Astronomia na cultura e nas sociedades atual e primitiva

-Ciência e tecnologia espaciais para a vida da sociedade: a importância da ciência e da tecnologia espaciais adaptadas para o nosso uso e a sua contribuição para o desenvolvimento, incluindo a identificação e o aproveitamento de fontes energéticas sustentáveis.