Dia da Árvore é comemorado com o lançamento do Projeto 'Acorde Plantas Nativas'

Um projeto voltado à educação ambiental que vai criar raízes firmes e crescer forte em terras catarinenses foi lançado nesta segunda-feira (21), pela manhã, no Centro Administrativo do Governo do Estado: o "Acorde Plantas Nativas". A Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento - Acorde contou com a presença do secretário de Estado do Planejamento
Altair Guidi e o secretário da Educação, em exercício Silvestre Heerdt, representantes de instituições envolvidas no projeto, autoridades, lideranças comunitárias, gerentes Regionais de Educação, diretores, professores e alunos da rede pública estadual. O projeto foi lançado, simultaneamente, nas 36 regionais e está sendo implantado em 177 escolas da rede pública estadual, envolvendo cerca de 94 mil estudantes.

 

Durante a solenidade ocorreu assinatura do decreto que institui o projeto, o encaminhamento do Projeto de Lei que cria o Prêmio da "Biodiversidade de Santa Catarina de incentivo à produção científica sobre as plantas nativas" e a conservação da biodiversidade. Terminada a solenidade, secretário Altair Guidi, representando o governador Luiz Henrique, e alunos do ensino fundamental plantaram mudas de Imbuia, árvore símbolo de Santa Catarina. Para o secretário em exercício da Secretaria de Estado da Educação, "Hoje é um dia muito especial no qual comemoramos o Dia da Árvore e a solenidade aqui realizada é muito maior se nós levarmos em consideração que em todas as escolas e nos municípios todos estão fazendo a mesma coisa".

 

"A importância desse momento crescerá na medida em que tivermos consciência de duas ações em andamento. Uma de que existe desrespeito e violência contra a natureza e a sua conservação. Seguramente as fileiras dos que optam pela prevenção são bem menores das que lutam para preservar nossos recursos naturais", continua Heerdt. Soma-se a isso a necessidade de se fazer um exame de consciência sobre o respeito, importância e valorização à árvore.

 

Como outra medida fundamental, o secretário em exercício cita a assinatura do Projeto "Acorde Plantas Nativas". "A palavra Acorde está sendo usada de forma muito feliz e é um apelo para que tenhamos cada vez mais consciência de evitarmos o desrespeito ao meio ambiente. Aliás, o secretário Paulo Bauer, apela a todos catarinenses que multipliquem essa consciência, parta para mudança de hábitos e para uma convivência mais harmoniosa", conclui.

 

O "Acorde Plantas Nativas" é coordenado pela Secretaria de Planejamento e conta com a parceria da Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Fundação de Apoio à Pesquisa Cientifica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e das Secretarias de Estado da Agricultura e da Educação. Cartazes e folderes explicativos estão sendo encaminhados a todas as escolas da rede pública estadual e divulgados para todos os segmentos da sociedade. O slogan "O Desenvolvimento vai Trabalhar Junto com o Respeito à Natureza" é um recado para que a população participe do projeto, cultivando o amor pela vida e valorizando as plantas nativas catarinenses.

 

O objetivo do projeto é promover o resgate, cultivo e a reintrodução das plantas nativas catarinenses no meio ambiente urbano de todos os municípios do Estado; a substituição gradativa das plantas exóticas invasoras por plantas nativas nas áreas públicas e nas unidades de preservação e a valorização das plantas nativas que ocorrem nos ecossistemas das diferentes regiões de Santa Catarina, por meio de intenso trabalho de educação ambiental.