Dez detentos do Presídio Regional de Araranguá receberam na manhã desta segunda-feira (18), em solenidade realizada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá, os diplomas de conclusão de Ensino Fundamental e Ensino Médio, cursados na própria Unidade Prisional, por meio da parceria com a Gerência Regional de Educação e o Centro de Formação de Jovens e Adultos (Ceja).
Após a realização de homenagens aos colegas e professores e leitura de mensagens, sete detentos colaram grau e receberam os certificados que cursaram Ensino Fundamental e três que cursaram Ensino Médio. A solenidade foi conduzida pela oradora da turma, Carine dos Anjos dos Santos. ?Gostaríamos de homenagear a diretora do presídio e as professoras Rita, Vanessa e Elizangela, pelo empenho em prol da nossa escolaridade. O empenho de vocês servirá como uma maneira de integrar novamente todos à sociedade, dando assim uma motivação a mais a quem não tem escolaridade.?
O secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, ressaltou a importância desta parceria entre Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Departamento de Administração Prisional (Deap), Presídio Regional de Araranguá e o Centro de Formação de Jovens e Adultos (Ceja). ?Este é um significativo trabalho, que oportuniza a escolarização. Agora é a hora de aproveitar a oportunidade que lhes foi dada, continuar estudando, trabalhando, construindo o futuro de vocês?.
O diretor do Deap/SC, Adércio José Velter, citou que a principal função da Unidade Prisional é recuperar e reintegrar os detentos à sociedade. ?Eles precisam ter condições para voltarem à sociedade e não ingressar novamente no mundo do crime. Esta é a oportunidade de começar uma vida nova?.
Para a administradora do Presídio, Bárbara Santos de Souza, a atividade visa a ressocialização dos detentos. ?Oferecer à pessoa presa a assistência educacional, é um dos passos para que ela possa retornar ao convívio familiar, social e de trabalho, tanto na vida carcerária quanto em liberdade?, concluiu.
Também participaram da solenidade a diretora do Ceja, Patrícia Maciel Ferreira da Silva; o prefeito de Maracajá, Wagner da Rosa; o vereador Anisio Henrique Prêmoli; o presidente do Conselho Tutelar de Araranguá, Valdir César Merêncio; o representante da OAB/Subseção Araranguá, Vicente Machado, entre outras representatividades e familiares dos formandos.
Deixe seu comentário