Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte de 2015 foi entregue em cerimônia nesta segunda-feira (7), no Teatro Ademir Rosa

O público lotou o Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, na expectativa de conhecer os grandes vencedores do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte de 2015. Na cerimônia, nesta segunda-feira (7), a Comenda do Mérito Desportivo e a Medalha Marcílio César Ramos Krieger, foram entregues, respectivamente, pelo Conselho Estadual de Esportes e Tribunal de Justiça Desportiva.

O Troféu Gustavo Kuerten é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com o Instituto Gustavo Kuerten. Para o secretário Filipe Mello, a cerimônia é uma forma de fechar o ano esportivo reconhecendo e valorizando o esforço de atletas, entidades e profissionais da área esportiva. "É muito gratificante ver este evento porque ele consagra o esporte, que é tão importante para reforçar valores na sociedade. Só temos que agradecer ao Guga por emprestar o nome a este grande prêmio", disse o secretário.

Durante a cerimônia, foi lembrada uma das mais importantes conquistas do maior tenista catarinense: há 15 anos, Gustavo Kuerten chegou ao topo do ranking do tênis mundial, permanecendo em primeiro lugar por 43 semanas. No dia 3 de dezembro de 2000, a liderança foi alcançada com a vitória do Masters Cup, em Lisboa. "Quando entrego o troféu na mão do vencedor, sinto a emoção daquela pessoa. Que esse dia seja apenas o primeiro passo para um futuro brilhante", disse Guga aos atletas. Ele também reforçou que o esporte vai muito além de uma vitória. "Se esse for o único objetivo, é muito pouco. Não podemos pensar só no resultado. O esporte é uma grande lição de vida", concluiu.

O prêmio foi dividido em 15 categorias. A votação popular pela internet, uma das etapas da escolha, teve a participação de aproximadamente seis mil pessoas - recorde desde a criação do prêmio.

Os vencedores do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte 2015 foram:

1. O MELHOR ATLETA

DOUGLAS SANTOS BROSE

MODALIDADE: KARATÊ

2. A MELHOR ATLETA

VALÉRIA KUMIZAKI

MODALIDADE: KARATÊ

3. O MELHOR ATLETA PARADESPORTIVO

LUCAS ANDRÉ FERRARI

MODALIDADE: ATLETISMO

4. A MELHOR ATLETA PARADESPORTIVO

SHEILA FINDER

MODALIDADE: ATLETISMO

5. O MELHOR ATLETA DE FUTEBOL PROFISSIONAL

ALEX ROBERTO SANTANA RAFAEL

NATURAL DE VOTORANTIN/SP

GOLEIRO - FIGUEIRENSE

6. O(A) ATLETA REVELAÇÃO

LUCAS VICENTE

MODALIDADE: SURF

FLORIANÓPOLIS

7. REVELAÇÃO PARADESPORTIVO

SUZANA NAHIRNEI

MODALIDADE: ATLETISMO

BLUMENAU

8. A MELHOR ENTIDADE ESPORTIVA

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO ESPORTE NEOTRENTINO

Data de fundação: 02/02/02

NOVA TRENTO

9. A MELHOR ENTIDADE PARADESPORTIVA

AFADEFI - ASSOCIAÇÃO DE APOIO AS FAMÍLIAS DE DEFICIENTES FÍSICOS

Área que fomenta: Basquete em Cadeiras de Rodas, Atletismo, Bocha Paralímpica

Data de fundação: 07/11/02

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

10. O (A) MELHOR TÉCNICO

MARIA HELENA KRAESKI

Modalidade: Ginástica Rítmica

11. O (A) MELHOR TÉCNICO DO PARADESPORTO

ALEXANDRE MEDEIROS GHIZI

Modalidade: Tênis de Mesa

12. A MELHOR EQUIPE ESPORTIVA

ASSOCIAÇÃO DE GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA DE JOINVILLE

Modalidade: Ginástica Rítmica 

JOINVILLE

13. A MELHOR EQUIPE PARADESPORTIVA

TÊNIS DE MESA PARADESPORTO - ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DE CRICIÚMA - JUDECRI

CRICIÚMA

14. O(A) MELHOR ÁRBITRO(A)

PAULO LUIS BEAL

Modalidade: Voleibol

15. O(A) MELHOR ÁRBITRO(A) DO PARADESPORTO

ELIZABETH ALBANO

Modalidade: BOCHA PARALÍMPICA

Comenda do Mérito Desportivo 

Entregue pelo Conselho Estadual de Esportes, a Comenda do Mérito Desportivo é um reconhecimento a personalidades que tenham se destacado e/ou prestado serviços relevantes ao esporte catarinense ou nacional. 

Neste ano, foram homenageados Ademar Silva, Carlos Augusto Vieira, Francisco da Costa Baptista Neto, Manuel Obdulo Rebelo e Nilo Borgonovo - todos com extenso currículo na área de esportes e ampla participação em eventos esportivos. Além das personalidades, uma entidade recebeu a Comenda Institucional: a Associação Desportiva Hering, fundada em 5 de fevereiro de 1964, em Blumenau.

Para a presidente do Conselho Estadual de Esportes, Michele de Souza, realizar a entrega da Comenda junto com o Troféu Gustavo Kuerten é especialmente importante para integrar as gerações do esporte. "É uma oportunidade para os jovens atletas conhecerem o trabalho de pessoas que tanto contribuíram com o esporte catarinense", destacou.

Medalha Marcílio César Ramos Krieger

Personalidades ligadas ao esporte também foram agraciadas com a Medalha Marcílio César Ramos Krieger, entregue pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC)

Neste ano, os escolhidos pelo TJD-SC para receber a honraria foram o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho, e o mestre em Educação Física pela USP e doutor pela Unicamp, Laércio Elias Pereira.

"A medalha é uma homenagem a todos que dão uma efetiva contribuição à justiça desportiva", concluiu o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Luciano Hostins.