O Departamento Estadual de Defesa Civil e o setor de Previsão de Tempo e Clima da Epagri/Ciram obervam que o ciclone deve ser mas rápido do que o registrado em maio
O Departamento Estadual de Defesa Civil e o setor de Previsão de Tempo e Clima da Epagri/Ciram estão em alerta nos próximos dias, devido à passagem de um novo ciclone extratropical, que deve ser mais rápido que o registrado no início do mês de maio, no Sul do Estado, provocando menos danos e prejuízos.
Conforme as previsões, na noite desta segunda-feira (2/5) haverá aumento de nebulosidade e condições de chuva com trovoadas e risco de temporal isolado a partir do Oeste de Santa Catarina. Já na madrugada de terça-feira, a instabilidade abrange todo o estado, com previsão de chuvas mais fortes; ventos intensos entre 50 e 70 km/h; e rajadas entre 90 e 110km/h na Grande Florianópolis e Litoral Sul.
O mar, também, deve ficar muito agitado, com ondas de quatro a cinco metros e condições de ressaca. No oceano, em áreas próximas à costa, o vento vai superar 100 km/h e há risco de fortes temporais.
Atividades marítimas devem ser evitadas, principalmente no Sul do estado."A população também deve ficar atenta, diante de possíveis alagamentos, deslizamentos, destelhamentos, queda de placas, arvores e/ou objetos, que possam ser arremessados pelo vento", ressalta o diretor da Defesa Civil, capitão Márcio Luiz Alves.
As chuvas mais significativas estão previstas para o Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. No caso de alagamentos é recomendado que as pessoas providenciem a saída das residências e evitem o contato com a água, devido à possibilidade de doenças.
Moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos também precisam ficar atentos, no caso de aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinações de troncos de árvores ou postes.
A Defesa Civil do Estado reforçará seu plantão de atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o 48 3244 0600. Nos municípios as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil atendem através do telefone 199.
Conforme os meteorologistas da Epagri/Ciram, o fenômeno se deslocará para o mar na quarta-feira (4/5). Ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo, no site http://ciram.epagri.rct-sc.br ou pelo teletempo: 32398087.
Deixe seu comentário