Mais de 60% dos trabalhadores que atuam na indústria catarinense praticam atividade física nas horas de lazer e apenas 9,4% dos trabalhadores declaram-se fumantes. As estatísticas fazem parte de um estudo realizado pelo SESI, entidade do Sistema FIESC, com base em dados coletados em 2011 junto a 44,8 mil trabalhadores que participam do programa de ginástica laboral oferecido pela entidade. A pesquisa revela ainda que 82,1% tem uma percepção positiva da própria saúde.

Os números, se comparados a 2010, apontam uma melhoria nos indicadores de estilo de vida. "Quatro dos seis indicadores pesquisados apresentaram-se melhores. A percepção negativa do relacionamento interpessoal ficou estável, no entanto, verificamos expressiva frequência de relatos positivos ressaltando integração, interação e o relacionamento entre os trabalhadores que praticam a ginástica laboral", analisa Ana Paula Kuhnen Duarte, uma das autoras do estudo.

O questionário é aplicado anualmente e procura identificar o estilo de vida dos trabalhadores quanto à Prática de Atividade Física no Lazer, Tabagismo, Percepção Individual de Saúde, Percepção de Estresse e Percepção da Disposição após Jornada de Trabalho. Entre estes indicadores, o que obteve maior crescimento foi o da percepção positiva em relação à Disposição após Jornada de Trabalho, que passou de 56,6% em 2010 para 60% no ano de 2011.

Segundo Evanely de Carvalho Junior, consultor da área de Lazer do SESI que participou da elaboração do estudo, pesquisas têm mostrado que trabalhadores que aderem a um estilo de vida ativo e saudável fazem parte de uma parcela da população que tende a adoecer com menor frequência e a ter menor incidência de doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer. "Dessa forma, há evidências de que essas pessoas tornam-se mais produtivas e estão menos expostas ao risco de sofrer doenças ocupacionais", explica.

Um artigo científico produzido com base nesta pesquisa do SESI será apresentado no Congresso Internacional de Educação Física, em Foz do Iguaçu, de 12 a 16 de janeiro. Produzido pelas colaboradoras Sandra de Camargo, Ana Paula Duarte e Kríscia Fávero, do Núcleo de Pesquisa e Informação, além de Evanely Junior, o artigo analisa estes indicadores e apresenta um panorama dos resultados comparativos entre 2010 e 2011. Esta é a segunda vez que o SESI participa do Congresso.

Confira o comparativo da pesquisa entre 2010 e 2011:

 Indicador % em 2010
N=35.077

% em 2011
N=44.857

Atividade física no lazer  57,4  60,2
Percepção positiva da disposição após jornada de trabalho  56,6  60
Percepção positiva do estresse  80,9  81,7
Percepção positiva da saúde  81,5  81,1
Percepção positiva do Relacionamento Interpessoal  94,4  94,2
Tabagismo  89,1  90,6

Fonte: Perfil Individual - SESI Ginástica na Empresa