Além de ampliar e reforçar a fiscalização em determinadas regiões, as ações de impacto proporcionam maior visibilidade ao Conselho e também gera oportunidade às empresas e profissionais habilitados

De 14 a 18 de fevereiro o Crea-SC realizada uma fiscalização de impacto no Litoral Norte de Santa Catarina. A ação será direcionada para a construção civil no raio de abrangência das inspetorias de Itajaí e Joinville, com a participação de 11 agentes fiscais. Além de ampliar e reforçar a fiscalização em determinadas regiões, as ações de impacto proporcionam maior visibilidade ao Conselho e também gera oportunidade às empresas e profissionais habilitados.

A ação irá percorrer 13 municípios, são eles: Itapoá, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

Segundo o Eng. Amb. Ingo Eugênio Dal Pont Werncke, gerente de fiscalização do Conselho, embora destinada à construção civil, o trabalho poderá envolver outras áreas da engenharia.

"Poderão também ser identificas outras atividades como o acompanhamento de instalações industriais, atividades de agronomia e de geociências, de acordo com a demanda da região, visando a segurança de empreendimentos e obras dos municípios que serão fiscalizados".

O CREA-SC já realiza a fiscalização em todo o estado diariamente e as ações de impacto intensificam as atividades para suprir demandas específicas. Segundo Ingo, as próximas ações devem ocorrer na região sul do estado e também na área que abrange os municípios de alcance das inspetorias de Blumenau e Rio do Sul.

A fiscalização do CREA-SC atua de forma planejada nas ações de Impacto, com formulários específicos e relação de itens a serem fiscalizados, exigindo a presença de profissional habilitado com registro no Conselho para o desenvolvimento de atividades técnicas e as devidas ARTs - Anotação de Responsabilidade Técnica. O objetivo é atuar de forma orientativa e preventiva esclarecendo sobre a correta interpretação da legislação, prezando pela segurança da sociedade.