Com objetivo de promover a melhoria da qualidade do ar em sua sede, inspetorias e escritórios, e conscientizar sobre a responsabilidade técnica na área, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de SC (CREA/SC) está lançando o Programa de Qualidade do Ar Interior (PQAI).
Em sua primeira fase, o projeto irá distribuir cartazes e displays com informações sobre ações básicas de convívio e atitudes como a utilização dos atendimentos online por parte dos visitantes do Conselho, evitando o contato presencialmente. Na sede será implantado sistema de renovação do ar no Auditório das Plenárias, bem como aplicação do método natural de ventilação promovendo a circulação do ar.
Posteriormente, o programa irá realizar cursos de capacitação para profissionais do Sistema e fiscais do Conselho, para uma atuação específica na área, promovendo ainda mais ações. Há também um estudo para aquisição de equipamentos de renovação e de purificação do ar para todas unidades.
Em nenhum outro momento foi tão importante dar atenção para a qualidade do ar como o que estamos vivendo. A pandemia do novo coronavírus voltou o olhar da sociedade para um vírus que é transmitido não só pelo contato, mas também pelo ar e com forte poder de contaminação.
"O PQAI vem para algumas tarefas importantes: informar à comunidade profissional e a população sobre maneiras de promover a ventilação e renovação de ar, de modo a retirar dos ambientes fechados o ar degradado e trazer ar novo de fora. Essas ações e mecanismos promovem o restabelecimento dos níveis de oxigênio e gás carbônico do ambiente, além de retirar os vírus e bactérias do ar", destaca o coordenador do programa, engenheiro mecânico Osny do Amaral Filho.
Tags
- CREA/SC
- Geral
Deixe seu comentário