A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de SC (CREA/SC), assinaram nesta semana um Termo de Cooperação Técnica visando o desenvolvimento de ações integradas para o aprimoramento da fiscalização.

Estavam presentes na assinatura do termo o presidente do CREA/SC, engenheiro civil Carlos Alberto Kita Xavier, o assessor de relações institucionais do Conselho, engenheiro civil Flávio Schäfer, o secretário da SMDU, Nelson Gomes de Mattos Júnior, e o superintendente da Secretaria, João da Luz.

O objetivo principal é o intercâmbio de informações geradas através da Plataforma Monitora Floripa (PMF), um sistema automático de processamento de imagens de satélites e drones combinado com inteligência e automação do banco de dados da Prefeitura.

A plataforma auxilia na identificação e localização de áreas estratégicas passíveis de fiscalização, incluindo áreas de desmatamento, reflorestamento, cultivo de culturas e novas construções na superfície do território do município. Permite ainda, a atualização constante das informações nos bancos de dados, como por exemplo: Sistema Solar, SMT, Geoprocessamento e Pasta DAU.

A partir do apoio conjunto de informações para identificação, localização e tratamento destas áreas, cada órgão fará o planejamento da fiscalização específica que lhe compete, conforme seus respectivos dispositivos legais vigentes.

O presidente do CREA/SC, Eng. Civil Carlos Alberto Kita Xavier, destaca a importância do documento a qualificação da fiscalização, seja do exercício profissional nas áreas da engenharia, agronomia e geociências, seja no desenvolvimento ordenado do município.

"Tenho certeza que este termo trará resultados positivos para a fiscalização e também para a população de Florianópolis, podendo servir de modelo para outras cidades de Santa Catarina."





Tags

  • CREA/SC
  • Geral
  • Prefeitura de Florianópolis