Coordenadoria de Saúde faz trabalho especial na semana do servidor

Como ter mais saúde e qualidade de vida, harmonizando corpo e mente? A resposta para essa pergunta pode estar nos vários estandes montados no hall da Assembleia Legislativa pela Coordenadoria de Saúde e Assistência, na semana comemorativa ao dia do servidor público.

Durante hoje (27) e amanhã (28), uma equipe muldisciplinar orienta e presta atendimento aos funcionários da Casa, verificando, por exemplo, a dosagem de glicose no sangue e o tipo de sangue. A tipagem sanguínea e o fator RH farão parte do banco de dados da Coordenadoria para cadastrar possíveis doadores. Sobre a doação de sangue, hoje durante todo o dia o Serviço Social disponibiliza um veículo para levar ao Hemosc doadores já cadastrados na seção para fazerem a doação de sangue. Esse é o terceiro ano consecutivo que a Assembleia participa do projeto Empresa Solidária, escolhendo um dia específico para a doação, no caso, hoje. Outra campanha do Serviço Social é orientar e incentivar os servidores à doação de órgãos. Um folder explicativo está sendo distribuído para tirar dúvidas sobre o assunto.

Na seção de Nutrição, a Coordenadoria de Saúde verifica o nível de atividade física do servidor da Assembleia e avalia o seu padrão alimentar, com orientações sobre a importância de equilibrar esses dois fatores.

Fisioterapeutas da área também orientam sobre a prevenção de dores na coluna e Lesões por Esforço Repetivivo (LER) e enfatizam a importância do servidor fazer no próprio local de trabalho exercícios de alongamento para prevenir dores.

A prevenção da hipertensão arterial está no estande onde o servidor da Assembleia pode verificar como está sua pressão e receber orientações e encaminhamento aos médicos da Casa, se for necessário.

Outro estande que desperta o interesse dos servidores é o da Naturologia Aplicada – uma ciência da área da saúde que trabalha focada no equilíbrio do ser humano através do uso de terapias naturais. Segundo a naturóloga Elisabeth Nuernberg, as práticas naturais são indicadas para prevenir e tratar doenças, desequilíbrios e estagnações. A aromaterapia, por exemplo, utiliza óleos essenciais como instrumento facilitador para o reestabelecimento da saúde. “Bem estar, harmonia, equilíbrio, melhor gerenciamento do estresse e mais qualidade de vida são alguns dos muitos benefícios oferecidos pela aromaterapia”, afirma Elisabeth. Segundo ela, a procura desde que o serviço foi implantado há um ano tem crescido muito e até o final do ano não há mais vagas para atendimento, com exceção dos casos de emergência.

Para o coordenador de Saúde e Assistência da Assembleia, Juliano Ranzolin, este trabalho desenvolvido pelo setor durante dois dias objetiva aproximar o servidor do Parlamento dos serviços da saúde durante o ano todo. “Muitos desconhecem os serviços que a Casa presta nessa área e para informar e orientar sobre os diversos atendimentos é que desenvolvemos esta atividade na Semana do Servidor Público, além de uma cartilha explicativa sobre os serviços e atendimentos prestados por cada seção desta coordenadoria”, concluiu.