As cooperativas de Santa Catarina estão mobilizadas na maior rede cooperativista de voluntariado do país: o Dia de Cooperar - também chamado Dia C. No primeiro sábado de julho (2), os voluntários se reúnem para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, com diversos serviços à comunidade.

Em Chapecó, o grande evento de celebração será na Praça Coronel Bertaso, das 9 às 12 horas. Voluntários da Cooperativa Central Aurora Alimentos, da Fundação Aury Luiz Bodanese e de instituições da região realizarão diversas ações de educação, lazer e cidadania.

Entre as atividades, estão a arrecadação de alimentos e itens de higiene pessoal, contação de histórias,flashmob com o coral, distribuição de mudas e recolhimento de lixo eletrônico, pilhas e baterias. As ações foram escolhidas para  sensibilizar as pessoas sobre a sustentabilidade nos três eixos: social,  econômico e ambiental.

Este ano, as cooperativas em Santa Catarina contam com o apoio do Sistema Ocesc* para realizar projetos de transformação social em 35 cidades. A expectativa este ano é que mais de 13 mil voluntários sejam mobilizados para beneficiar mais de 125 mil pessoas.

*Sistema Ocesc: Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina.

TODO DIA É DIA DE COOPERAR

O Dia de Cooperar, também conhecido com Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. A grande novidade este ano é que as cooperativas passam a contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nova agenda da ONU para acabar com toda forma de tirania, desigualdade e destruição ambiental (saiba mais: nacoesunidas.org). Em todo o país, são mais de 1200 cooperativas mobilizadas nesta grande corrente do bem. Somente em 2015, o Dia C já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas com projetos que trazem uma verdadeira transformação social para as comunidades.