Classe hospitalar do Hospital Infantil completa 10 anos de atividades

O Hospital Infantil Joana de Gusmão comemora, nesta terça-feira (29), os 10 anos do Programa Classe Hospitalar. Mais de 8.500 crianças e adolescentes já receberam aulas pelo método, que tem como objetivo evitar a interrupção dos estudos e possibilitar a continuação da escolarização dos pacientes internados.

A importância da atividade se reflete na recuperação da saúde dos pequenos hospitalizados. Estudos científicos mostram que ações lúdicas e de recreação contribuem para o bem-estar da criança durante a internação. Além disso, é uma forma de distrair os pais e os pacientes da rotina do tratamento, já que, em alguns casos, a permanência no hospital pode durar meses.

Para aderir ao programa, as crianças internadas são convidadas a participar da aula oferecida pelo hospital. Caso aceitem, os professores da Classe Hospitalar entram em contato com a escola de origem dos alunos para oferecer as disciplinas de acordo com o seu currículo. Após a alta, os professores do hospital encaminham um relatório com as atividades
produzidas pelos alunos, com informações sobre desempenho e outras considerações. A maior parte das aulas faz parte do ensino fundamental. Como o hospital atende pacientes com até 15 anos de idade, eventualmente, é preciso estruturar aulas de ensino médio. Já os alunos que não podem sair do leito recebem atendimento individual. Cerca de 320 crianças e adolescentes recebem as aulas no hospital por mês.

Atualmente, a unidade conta com duas salas para atender alunos de 1ª à 4ª série e de 5ª à 8ª série. A infraestrutura deve ser ampliada até o fim do ano, com a inauguração do Espaço Educativo, que abrigará duas salas de aula, uma sala de Estimulação Essencial, uma biblioteca e uma brinquedoteca. Todas as atividades serão disponibilizadas para os
pacientes internados. A construção do novo espaço é uma iniciativa da Ação Social do Angeloni (ASA) e da Associação de Voluntários de Saúde do Infantil (AVOS).

Vinculado ao setor de Pedagogia da unidade, o programa Classe Hospitalar é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde e da Educação desde setembro de 1999 e é considerado referência nacional. Os responsáveis pela Classe Hospitalar do Joana de Gusmão participaram, há duas semanas, do 6º Encontro Nacional, 1º Encontro Fluminense e 1º Encontro Internacional de Atendimento Escolar Hospitalar, em Niterói, no Rio de Janeiro. Na ocasião, apresentaram a estruturação e a qualidade do atendimento, com o envolvimento dos profissionais que buscam cada vez mais a humanização.

Durante o evento, o serviço oferecido pelo Infantil foi elogiado inclusive por uma entidade internacional, de acordo com a chefe da pedagogia do hospital, Cláudia de Mattos Silva. "Representantes da Rede Latinoamericana e do Caribe pelo Direito à Educação da Criança ou Jovem Hospitalizado ou em Tratamento, com sede no Chile, deram depoimentos falando da importância do nosso programa", afirma. Além da Classe Hospitalar, o setor de Pedagogia da instituição oferece a Estimulação Essencial, Recreação, Ambulatório de Dificuldade de Aprendizagem e Atendimento ao Adolescente de Risco.