Ciasc investe em transparência na administração pública

Criado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado/GCMB, o software Siaci permite que o controle interno dos órgãos públicos possa acompanhar com mais eficiência as receitas, despesas, licitações, contratos, convênios, equipe, entre outros, facilitando a transparência da gestão pública.  Na próxima sexta-feira (25), o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) apresenta o  novo sistema a 14 prefeituras da abrangência da SDR de Xanxerê

Na próxima sexta-feira (25), 14 prefeituras da região da SDR de Xanxerê irão conhecer o software “Siaci -  Transparência na Gestão Pública”. Desenvolvido pelo Centro de Informação e Automação de Santa Catarina (Ciasc), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado por meio do GCMB (Gabinete do Conselheiro Moacir Bertoli), o Siaci, um sistema instantâneo de apoio à transparência e à gestão pública, foi criado para que o controle interno e os gestores dos órgãos públicos possam acompanhar, por exemplo, as receitas, despesas, licitações, contratos e convênios, facilitando a transparência da gestão pública. Além de Ponte Serrada, as prefeituras das cidades de Xanxerê, Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, São Domingos, Vargeão e Xaxim irão conhecer o produto a partir das 15h, na Câmara de Vereadores de Ponte Serrada.

Destinado para o uso em órgãos públicos, como prefeituras, câmaras municipais, empresas públicas, sociedades de economia mista e órgãos do governo, o Siaci permite, por exemplo, que a Prefeitura tenha conhecimento de todos os atos no momento em que eles acontecem. Essa informação será fornecida através do layout de outro sistema já amplamente utilizado no Estado, o e-Sfinge, ferramenta do TCE que colhe todas as informações contábeis, financeiras, de recursos humanos, de licitações, entre outras, e emitindo avaliações e relatórios bimestrais para os municípios.

Segundo o consultor, Jorge Hermógenes, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, com a implantação do Siaci a prefeitura poderá ter uma visão de todos os atos no dia em que estes acontecem, utilizando as informações constantes do layout do e-Sfinge, sem duplicidade ou divergência de informações, podendo, ainda, fazer uma comparação dos números considerando 3 anos consecutivos.

Permitindo maior transparência na gestão pública, o Siaci facilita a liberação de informações para o cidadão, o que possibilita um maior controle público dos dados. O sistema já está em operação nas prefeituras dos municípios de Joinville, Blumenau, Xanxerê, Itajaí, Gaspar e nas câmaras municipais de Florianópolis, Biguaçu, Joinville e Blumenau. Outras cidades já estudam o contrato do programa ou estão em fase de instalação e negociação.

 O Siaci é fruto de seis anos de estudos e pesquisas e, antes de entrar em uso, passou por um período de dois anos de teste nas prefeituras e câmaras de Joinville e Blumenau. A necessidade do produto foi reforçada pela Lei Complementar nº 131, de 27/05/2009, que dispõe sobre a obrigatoriedade da disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. “O Siaci foi desenvolvido e será mantido pelo Ciasc e pelo TCE/GCLH, o que dará à Prefeitura maior segurança em todas as suas ações baseadas nas informações contidas no banco de dados”, completa o diretor administrativo e financeiro do Ciasc, Alfredo Kleper.