Diversificação garante aumento no número de eventos em relação a 2006

 

O balanço anual divulgado pelo Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul) registrou saldo positivo na captação e realização de eventos em 2007. Entre congressos, feiras, reuniões e festas, de pequeno a grande porte, o empreendimento fechou o ano com 127 eventos ? o que representa aumento de 25,74% em relação a 2006, quando foram realizados 101 eventos.

No total, 502.246 pessoas passaram pelo CentroSul no ano passado. O recorde absoluto de público foi registrado no mês de outubro, com 142.100 participantes, graças a eventos como o Futurecom, maior feira de telecomunicações da América Latina, e a Fenaostra.

 

A cada ano, a temporada de Verão vem se afirmando não só como sinônimo de praias lotadas na capital catarinense, mas também como época propícia a encontros de negócios. No primeiro trimestre de 2007, o CentroSul registrou uma boa média de público. Entre janeiro e março, 82.720 pessoas participaram de eventos no complexo.

De acordo com a gerente geral do CentroSul, Cristiane Reitz, o resultado refletiu a captação de um número expressivo de congressos, especialmente de âmbito nacional. ?Seguimos fortes na captação de eventos, com pedidos de reserva ocupando nossa agenda até 2014?, revela Cristiane.

 

Entre os eventos de maior concentração de público realizados em 2007 ? confirmando a vocação do CentroSul para atrair eventos de grande porte ? destacaram-se, além do Futurecom e da Fenaostra, a Náutica Fair, o Floripa Fashion Donna DC, a Feira da Esperança e a Exposuper ? a maioria já integrada ao calendário anual do CentroSul. Mas não só de grandes eventos é feito o cotidiano do Centro de Convenções. A proposta do complexo é o acolhimento de eventos de todos os portes e direcionados a públicos diversos. Em seus espaços adaptáveis e multifuncionais, podem ser realizadas desde reuniões de negócios e festas de formatura até shows para milhares de espectadores. ?Nosso foco é a captação de grandes congressos nacionais e internacionais, mas também estamos atentos a eventos regionais e formaturas?, afirma Cristiane.

De 1998 a 2007, quase 4 milhões de pessoas passaram pelo CentroSul, em 1.183 eventos.

 

Agenda 2008

 

No ano em que o CentroSul completa uma década de existência, o calendário está bastante ativo, segundo Cristiane Reitz. Para o primeiro trimestre de 2008, além dos eventos consolidados na programação anual, como a Náutica Fair, está confirmada a vinda da Feira Internacional da Cultura e Artesanato (Feincartes). Em abril, o CentroSul receberá a tradicional Feira da Esperança, o 7° Fórum Internacional de Esporte e o XXII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça. Em maio será a vez do 6° Simpósio Internacional de Confiabilidade e da sétima edição das Jornadas Brasileiras de Direito Processual. Em junho acontecerá a Exposuper e o 7° Congresso Brasileiro de Prevenção DST/Aids. Em agosto, ocuparão o CentroSul a Feira do Empreendedor e a I Construfair, junto com o 15° Salão do Imóvel. Em setembro será realizado o IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública e, para outubro, está confirmada a realização do XII Congresso Latino Americano de Cromatografia. Além destes, vários outros eventos movimentarão a agenda do CentroSul este ano.

 

Sobre o CentroSul

 

Premiado quatro vezes como o melhor centro de convenções do país, o CentroSul oferece 15.000m² de um moderno espaço multifuncional para eventos de qualquer porte e público. Com infra-estrutura tecnológica inteligente, recebe desde uma pequena reunião de trabalho até shows para 17 mil pessoas.

            Fundado em 1998, o CentroSul está localizado no centro de Florianópolis, às margens da Baía Sul, a poucos metros das pontes que ligam as áreas continental e insular da cidade e a 13 km do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Em seus dois andares há salões, restaurante, lanchonete, fáceis acessos aos banheiros, amplo estacionamento para 1.000 carros e redes elétricas, telefônicas e hidráulicas embutidas no piso, que facilitam o trabalho em qualquer ponto dos salões. A divisão interna de ambientes permite a realização de vários eventos simultâneos sem interferência. A estrutura moderna também garante uma maior praticidade e ainda conta com docas para carga e descarga.

O CentroSul apresenta crescimento médio anual de 10% em seus negócios e possui 32 funcionários diretos, sem contar os indiretos que prestam serviços. A empresa contribui diretamente para a expansão de mais de 36 atividades econômicas, num total de 154 micro e pequenas empresas e prestadores de serviço autônomos. Foi o primeiro centro de convenções brasileiro a receber o ISO 9002, em 2000.

A homepage institucional é www.centrosul.net.