Um projeto-piloto ocorreu em Araranguá, no Sul do Estado, com início em julho de 2021 abrangeu 33 mil unidades consumidores e de 1,3 mil transformadores de distribuição.

A Celesc se prepara para iniciar, no dia 2 de janeiro de 2024, o processo de instalação de medidores inteligentes para clientes de Florianópolis. A operação terá início no bairro Coqueiros, com base em questões logísticas, e ao longo de 36 meses será expandida para todas as demais regiões da Capital. Ao todo, o investimento será de R$ 116 milhões.

Os medidores antigos serão trocados por equipamentos modernos, que fornecerão informação em tempo real do fornecimento de energia e maior agilidade no para religar a luz.

“Isto possibilita maior agilidade no atendimento de ocorrências e melhor dimensionamento do sistema de distribuição. Além disso, futuramente a Celesc disponibilizará o acesso aos dados de consumo no aplicativo, para que o consumidor possa analisar seu perfil de consumo e tomar ações para reduzi-lo ou até mesmo aderir a alguma modalidade de faturamento mais vantajosa financeiramente, a exemplo da tarifa branca”, afirma o presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa.

Com a instalação dos medidores inteligentes, leituras, faturamentos, desligamentos, religações e indicação de falta de energia serão feitos de forma remota. O sistema também permite que, por meio de alarmes dos medidores e das medições de balanço instaladas nos transformadores de distribuição, sejam gerados indícios de irregularidades nas medições, direcionando fiscalizações em campo.

Eficiência energética

Para o diretor Comercial da Celesc, Vitor Lopes Guimarães, a implementação de medidores inteligentes representa um salto importante na gestão eficiente dos recursos e na modernização do setor elétrico. “A capacidade de monitoramento em tempo real oferece uma visão abrangente do uso de energia, permitindo uma resposta ágil a picos de demanda e, assim, otimizando a eficiência energética. Os medidores inteligentes não apenas modernizam a infraestrutura elétrica, mas também impulsionam uma abordagem mais inteligente e sustentável para o uso de energia”, ressaltou o diretor.

Mesmo com a nova tecnologia, as contas em papel seguem sendo entregues. A Celesc tem incentivado o cadastro de fatura por e-mail para o consumidor deixar de receber a conta em papel com o objetivo de oferecer mais rapidez, otimizar a entrega e contribuir com o meio ambiente.

Principais vantagens do sistema:

• Consumidor poderá fazer a gestão do seu consumo em tempo real
• Combate a irregularidades e ligações clandestinas
• Redução da inadimplência
• Redução de custos operacionais
• Otimização da identificação e atendimento de ocorrências, agilizando a operação das equipes e reduzindo deslocamentos desnecessários
• Religamento automático de energia em caso de corte