Catarinenses definem prioridades para preservar a água das bacias hidrográficas
Com o objetivo de garantir qualidade e quantidade de água para o futuro, usuários de água e a sociedade em geral estão sendo convidados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) a participar da última etapa de elaboração dos Planos Estratégicos de Gestão Integrada das Bacias Hidrográficas dos Rios Timbó, Chapecó, Jacutinga, em três importantes encontros regionais, nos dias 28, 29 e 30, nas cidades de Porto União, Chapecó e Concórdia, respectivamente.
Durante as reuniões os participantes em conjunto com representantes do poder público vão discutir e propor ações, objetivos e metas para a preservação da água de cada bacia hidrográfica.
Os encontros fazem parte da terceira etapa de elaboração dos planos (Etapa C). Diversas reuniões e estudos já foram realizados nas três bacias hidrográficas. "Primeiro levamos os planos ao conhecimento da população de cada bacia hidrográfica, visando o seu envolvimento no processo; depois apresentamos a situação atual dos recursos hídricos, para uma avaliação quantitativa e qualitativa da disponibilidade hídrica e demandas, atuais e futuras; agora, nesta última etapa, serão definidas estratégias que permitam a sustentabilidade hídrica, respeitando os anseios locais", explica o secretário da SDS, Onofre Agostini.
Os Planos Estratégicos de Gestão Integrada das Bacias Hidrográficas dos Rios Timbó, Chapecó e Concórdia objetivam realizar um amplo diagnóstico participativo da situação atual das águas nas bacias; e conhecer as disponibilidades hídricas para estabelecer prioridades, metas e estratégias de ações que possibilitem uma gestão integrada e participativa dos recursos hídricos em curto, médio e longo prazos. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), com o apoio do Banco Mundial, através do Projeto PRAPEM/ Microbacias 2, é responsável pela sua elaboração.
O plano está sendo desenvolvido com a participação popular numa ação conjunta entre o Governo do Estado, sociedade e usuários da água, tendo o apoio fundamental e a efetiva participação dos Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Jacutinga e Timbó e do Pró Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó.
A empresa MPB Engenharia é a responsável pela elaboração dos planos, sob a coordenação da diretoria de Recursos Hídricos (DRHI) da SDS e de uma equipe de acompanhamento composta por seus técnicos; e uma comissão da sociedade, designada pelos Comitês e o Pró Comitê da bacia hidrográfica.
Participarão dos encontros representantes da SDS, da MPB Engenharia, do Projeto Microbacias 2, dos Comitês e Pró Comitê das Bacias Hidrográficas, da comissão de acompanhamento dos trabalhos, parcerias institucionais, sociedade e usuários em geral.
A expectativa é de que no futuro, planos como esses também sejam elaborados nas outras bacias hidrográficas de Santa Catarina, garantindo ações e propostas estratégicas de preservação dos recursos hídricos catarinenses. "Os conflitos relacionados à água são cada vez mais frequentes no estado, por isso, a discussão e definição de medidas de
preservação deve pautar a agenda de prioridades do setor público, da iniciativa privada e da sociedade em geral", destaca o coordenador dos planos, pela SDS, Guilherme Miranda.
AGENDA DOS ENCONTROS:
PORTO UNIÃO
28/09/2009 (Segunda-feira)
13h30min às 18h30min
Câmara de Vereadores de Porto União
CHAPECÓ
29/09/2009 (terça-feira
8h às 13 horas
Auditório da SDR Chapecó
CONCÓRDIA
30/09/2009 (Quarta-feira)
13h30min às 18h30min
Centro de Treinamento da Epagri de Concórdia - CETREDIA
Informações adicionais: e-mail [email protected]
Deixe seu comentário