Com equipes organizadas para atender alguns dos balneários mais procurados por turistas, a ajuda de uma câmera de vídeo e caminhões hidrojato, a Casan está fazendo a limpeza preventiva de redes de esgoto em Florianópolis. O trabalho iniciado no mês de novembro é desenvolvido em Canasvieiras, Ingleses, Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa.

O objetivo é preparar o funcionamento adequado dos sistemas de esgotamento sanitário, que na temporada de verão recebem carga muito maior em função da presença do grande número de visitantes.

Tecnologia na inspeção

"Prevenir é sempre a melhor solução. Tentamos minimizar transtornos de extravasamentos usando uma câmera de vídeo para verificar a situação da rede de esgoto e paralelamente montamos a estratégia para o trabalho de limpeza com os caminhões hidro/autovácuo", explica Luiz Carlos Libânio, do Setor Operacional de Esgoto (SEOPE) da Agência Florianópolis da Casan.

O trabalho é feito com uma câmera especial para vídeo inspeção de tubulações, com iluminação de LED. Manuseada com uma haste e controle remoto, a câmera possui zoom que permite aproximação de até 30 metros e possui avaliações em tubulações de até um metro de diâmetro. Com o equipamento são realizadas imagens em vídeo e também fotos.

Os problemas mais comuns encontrados são redes bloqueadas por material como plástico, galhos e areia, carreados em ligações inadequadas de água da chuva para a rede coletora de esgotos.

Há também obstrução das tubulações por óleo, que ao se resfriar fica sólido e forma placas. Esse óleo deveria ficar retido em caixas de gordura, mas acaba sendo descartado nas tubulações.

"A meta dessa manutenção é evitar os extravasamentos que provocam mau cheiro", complementa Libânio, que pede a colaboração da população para uso correto da rede de esgotos. "Assim como precisamos da colaboração da população para economizar água, é preciso que as pessoas usem de forma correta os sistemas de esgotos",  complementa o técnico da Casan. Depois de trabalhar nos balneários, a Casan passa a fazer a manutenção preventiva na área central de Florianópolis.

Dicas para uso correto da rede de esgotos:

- Não jogue papeis, cigarros, absorventes, restos de comida ou qualquer tipo de lixo no vaso sanitário ou na pia;

- Toda água que sai da pia da cozinha deve passar pela caixa de gordura, que existe para impedir o entupimento dos canos da rede de esgoto;

- Mantenha os ralos dos banheiros, pias e lavanderias livres de sujeira;

- A água do tanque e da lavanderia também é esgoto, assim como a água do banheiro;

- A água da chuva não deve ser lançada na rede de esgotos, pois pode provocar extravasamento e contaminação;

- Jamais faça ligação de esgoto sem orientação da Casan. A Companhia comunica os usuários quando o sistema está pronto para funcionamento. Ligações em redes que não estão em operação provocam mau cheiro na cidade e comprometem a qualidade de vida;

Orientação para descarte do óleo de cozinha:

- Após a fritura dos alimentos, esperar o óleo de cozinha esfriar;

- Colocar em uma garrafa PET, utilizando um funil com gase, se possível, para separar os resíduos sólidos;

- Levar a garrafa tampada até o Ponto de Entrega Voluntário (PEV) do Programa ReÓleo, em Florianópolis, em dois dos PEVs da Comcap;

- Até cinco litros de óleo de cozinha por usuário/dia podem ser entregues nos seguintes PEVs da Comcap;

PEV do Itacorubi

Rodovia Admar Gonzaga, km zero
Segunda a sábado, das 7h às 19h e domingos das 7h ao meio-dia / (48) 3261-4816

PEV de Capoeiras

Terminal de Capoeiras, Rua Professor Egídio Ferreira, 1770
Todos os dias, das 7h às 19h / (48) 9624-8573