Sustentabilidade e meio ambiente são as preocupações da ELETROSUL
Sustentabilidade e meio ambiente são as preocupações da ELETROSUL - Centrais Elétricas S.A. e a da ELETROBRÁS - Centrais Elétricas Brasileiras S.A., através do PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, que buscaram soluções inovadoras e eficientes no âmbito da construção civil, visando o uso racional de energia. A partir desta ideia criaram, em parceria com a UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina / LABEEE - Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, um projeto de uma residência unifamiliar eficiente.
Na sexta-feira, dia 21, às 18h30, o engenheiro de eficiência energética da ELETROSUL, Rafael Rabassa Morales, vai palestrar sobre esta estrutura que, segundo Clóvis Nicoleit Carvalho, do setor de eficiência energética da estatal, foi criada especificamente para a região em que se encontra, no bairro Pantanal, em Florianópolis, mas nada impede que a mesma seja projetada para outras regiões, atentando-se ao ambiente no qual ela será inserida.
A casa
A Casa Eficiente foi projetada para se tornar uma vitrine de tecnologias de ponta de eficiência energética e conforto ambiental para edificações residenciais. Atualmente, é também a sede do LMBEE - Laboratório de Monitoramento Ambiental e Eficiência Energética, onde são desenvolvidas atividades de pesquisa pela equipe da UFSC, transformando a Casa Eficiente em um centro de demonstração do potencial de conforto, eficiência energética e uso racional da água das estratégias incorporadas ao projeto.
O projeto possui sistemas e soluções integradas para eficiência energética e conforto térmico, incluindo tecnologias como geração de energia fotovoltaica interligada à rede, estratégias passivas de condicionamento de ar e aquecimento solar de água. Além de estratégias para o uso eficiente da água, tais como: aproveitamento da água de chuva, reúso de águas e utilização de equipamentos que proporcionam baixo consumo de água.
A Casa Eficiente é uma proposta inovadora que funciona como ambiente para a demonstração e para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa no âmbito da construção civil. O objetivo é tornar-se uma referência nacional para a disseminação dos conceitos de eficiência energética, adequação climática e uso racional da água, não só para a comunidade acadêmica como também para os profissionais que atuam no mercado da construção civil e principalmente do setor elétrico.
Morales vai explicar todo o funcionamento e os benefícios que este tipo de arquitetura podem trazer para o desenvolvimento sustentável. Mais informações 0800-6461312.
Deixe seu comentário