Solenidade de inauguração foi restrita a autoridades e apoiadores
Foi inaugurada na quarta-feira (16) a Casa de Apoio do Cepon, que servirá para abrigar pacientes em tratamento contra o câncer e acompanhantes. A Casa tem 54 leitos em quartos coletivos e mais nove quartos especiais destinados aos pacientes transplantados de medula óssea, que necessitam de cuidados específicos. Está localizada no Centro de Florianópolis, na Rua General Bittencourt, nº 326.
As obras iniciaram no final de fevereiro de 2021 e foram concluídas em dezembro. Durante o período da reforma também foram adquiridas as camas, colchões, mobiliários, utensílios e eletrodomésticos necessários à ativação completa do térreo e 1° andar.
O imóvel que abriga a Casa de Apoio foi cedido pelo Governo do Estado e data da década de 1970. Tem três andares e 1.225 metros quadradosm² de área total construída, sendo o pavimento térreo destinado às áreas administrativas, operacionais e o refeitório, e o 1° e 2° pavimentos destinados aos dormitórios.
A Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (FAHECE), por meio de projetos de captação de recursos e de doações da sociedade e associações de apoio, realizou a reforma completa na edificação. O prédio foi utilizado como Hospital de Apoio para internação dos pacientes do Cepon até a inauguração do novo hospital, junto ao Complexo Oncológico, localizado no Bairro Itacorubi, no ano de 2012.
DEMANDA | A iniciativa foi motivada pela grande demanda de pacientes oncológicos oriundos de municípios de fora da grande Florianópolis, e de pacientes transplantados de medula óssea que precisam de acompanhamento diário e no pós-operatório. Além dos leitos, a edificação comporta áreas de refeição, lavanderia, sala de reuniões e de convivência coletiva, que trarão maior conforto e facilidades aos pacientes e familiares que viajam horas do seu domicílio até o tratamento na capital.
A implantação da Casa de Apoio do Cepon é um marco no tratamento aos pacientes oncológicos do estado de Santa Catarina, oriundos exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).
Deixe seu comentário