Campanha em Universidade do Oeste busca motivar a leitura, em Chapecó :::

Livros ou internet? A pergunta desperta várias respostas. Atualmente os brasileiros buscam facilidades quando o assunto é leitura. De acordo com o Ministério da Educação, nos últimos quatro anos a parcela de leitores caiu de 95 milhões em 2007, para 88 milhões de pessoas em 2011. Um dos principais fatores é o uso da internet para ler textos mais curtos. No Brasil a média de livros lidos é de um por pessoa durante todo o ano. A média brasileira fica abaixo dos argentinos, que leem em média cinco livros, e dos uruguaios, que têm hábito de ler seis livros por ano.

Os índices de analfabetismo no Brasil são preocupantes, 15% da população não sabem ler e escrever. Os brasileiros ficam atrás do Chile, que aponta 4%, a Argentina 3% e do Uruguai 2%. Incentivos à leitura na internet pelos bons clássicos livros de prateleira da biblioteca podem contribuir para diminuir estatísticas.

Mas quem gosta de aproveitar o tempo com um bom livro, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) de Chapecó está com uma campanha nas redes sociais incentivando os alunos e usuários da biblioteca a lerem durante as férias. São mais de 20 mil obras a disposição dos acadêmicos e população em geral. A biblioteca da Unoesc fica aberta das 13h às 19h. Os alunos que fizerem empréstimo podem devolver os livros até dia 21 de fevereiro, já a população pode ler os exemplares na biblioteca.