Em Xanxerê, Evento de celebração de contratos com empresas e produtores rurais foi realizado durante a ExpoFemi

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) aprovou financiamentos na ordem de R$ 28,3 milhões para atender empresas e produtores rurais da região Oeste de Santa Catarina. A divulgação dos projetos contratados aconteceu na noite de quarta-feira (28), em evento realizado no estande do banco em parceria com a Sicoob Credimoc, durante a ExpoFemi, em Xanxerê. Na ocasião, o banco confirmou o apoio para projetos ligados à geração de energia, desenvolvimento de sistemas, equipamentos, produtos, automatização, melhorias no solo e para capital de giro.

Ao todo, dez clientes da região Oeste foram atendidos com recursos entre 170 mil e R$ 8 milhões. O presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, destacou a importância de parcerias para o desenvolvimento da região. “O BRDE conta com o apoio de importantes parceiros para que o recurso chegue para quem quer fazer ampliar os negócios. Por meio das cooperativas, alcançamos essa capilaridade necessária. Estamos celebrando hoje contratos e parcerias que aproximam o BRDE das necessidades das pessoas e empresas”, destaca.

O vice-presidente da Sicoob Credimoc, Fernando Callfass, destacou a parceria entre as duas instituições, “é fundamental para que tenhamos condição de atender as demandas das empresas e gerar o desenvolvimento da região”.

Projetos aprovados

Dos projetos financiados, dois são voltados para implantação de sistema fotovoltaico. A empresa União Geração Energia Solar destinará o recurso para implantação de sistema com capacidade instalada de 1,48 mega watts de potência. O sistema é composto por placas solares instaladas no solo, sobre estrutura metálica, inversores, quadro de proteção e subestação. O monitoramento da geração de energia será feito de forma remota e em tempo real. Um projeto semelhante será investido pela empresa Green Sun Geração de Energia que também teve aprovação de financiamento para implantação de sistema fotovoltaico para geração de energia.

O diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE, Mauro Mariani, ressalta que o Oeste Catarinense tem uma participação ampla dentro dos projetos aprovados pelo banco. “A história do BRDE se escreve juntamente com muitas empresas, agroindústrias e produtores rurais desta região. Queremos que este apoio cresça ainda mais”, explica.

O evento contou a presença de autoridades empresariais e políticas, como o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, o presidente da Associação Empresarial de Xanxerê, Romeu Meneguzi, o representante da FINEP, João Florêncio, gerentes do BRDE, clientes e imprensa.