7 de setembro de 1822, Dom Pedro l proclamou a independência do Brasil perante Portugal

Com um grandioso desfile e caudalosas manifestações populares, o bicentenário da independência do Brasil em relação a Portugal foi celebrado neste 7 de setembro de 2022. No entanto, o  Sete de Setembro nem sempre foi a data comemorativa da independência brasileira, quando o então príncipe Pedro de Alcântara Francisco, Dom Pedro l, deu o brado "Independência ou Morte", em 1822, em São Paulo, pois pouca gente soube do fato no início. Para se ter uma ideia, apenas 20 dias depois, um jornal carioca comentou sobre isso.

Durante os primeiros anos da independência, a data oficial da comemoração foi no dia 12 de outubro, momento em que o príncipe se tornou Dom Pedro I, imperador do Brasil. Apenas alguns anos depois, o Sete de Setembro passou a ser a data oficial. "Nós temos o célebre brado do 'Independência ou morte', mas na verdade, na época, ninguém comentava o Sete de Setembro”, conta a historiadora e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Lúcia Bastos.

A independência foi resultado de um processo de desgaste nas relações entre a colônia brasileira e o império português. Em 1808, a fuga da família real portuguesa para o Brasil devido à invasão das tropas francesas, lideradas por Napoleão Bonaparte, foi o primeiro passo no processo de ruptura entre as partes.

Dom João VI era regente à frente de Portugal, mas somente se tornou Rei português partir de 1816. No Brasil, o monarca realizou medidas de modernização que desenvolveu economicamente a colônia, o que desagradava o império, como por exemplo, a abertura dos portos, em 1808, e a elevação do Brasil à condição de reino, em 1815. Esse período ficou conhecido como  período Joanino, nome em referência a D. João VI.

Com a condição de reinado feita por Dom João VI, mesmo em desacordo com Portugal, estourou a Revolução Liberal do Porto em 1820. Tal fato mobilizou a elite portuguesa para as reformas no país, que incluiu o retorno do rei para Lisboa. O pontapé inicial no processo de independência do Brasil foi, portanto, a intenção da Corte Portuguesa de revogar todas as medidas tomadas por Dom João VI durante o Período Joanino.

À medida que a situação foi se tornando irreconciliável, o príncipe foi convencido a liderar o processo de Independência do Brasil. Em 7 de setembro de 1822, o regente declarou a independência do Brasil.