A partir deste semana o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) começa a sinalizar trechos da BR-282 que atravessam o perímetro urbano do município de Xanxerê, na região oeste c

A partir desta semana o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) começa a sinalizar trechos da BR-282 que atravessam o perímetro urbano do município de Xanxerê, na região oeste catarinense. A iniciativa atende reivindicação da prefeitura e da comunidade local que sofre com o elevado número de acidentes com vítimas fatais, a maioria envolvendo caminhões de carga que atravessam a cidade em alta velocidade.

 

Durante encontro que reuniu o assessor de Economia Finanças da Prefeitura, Valdecir Graebim, e representantes do gabinete do deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) e do Dnit, foi definida a primeira etapa a ser implementada. Inicialmente serão sinalizados os quilômetros 501 a 503 da rodovia, entre os bairros João Winckler e Martinho e Nossa Senhora Aparecida. Serão refeitas a pintura das faixas de pedestre e instaladas placas de sinalização para redução de velocidade. Para evitar ultrapassagens no local serão fixados tachões (tartarugas) na pista que divide os dois sentidos da estrada.

 

Para a instalação dos redutores de velocidade, o Dnit recomendou à prefeitura a mudança de dois pontos de ônibus. Em conversa por telefone com o coordenador de Operações do Dnit, João Batista Berretta, o prefeito Bruno Bortoluzzi foi orientado a fazer melhorias nas vias paralelas que dão acesso à BR. Para evitar acidentes, Bortoluzzi também vai procurar as empresas de transporte coletivo para solicitar a mudança de dois pontos de ônibus. Na semana passada um pedestre morreu atropelado após desembarcar de um coletivo.

 

Desde 2005 prefeitura e moradores reivindicam a instalação de uma lombada eletrônica e equipamentos que reduzam a velocidade de tráfego em três trechos da rodovia, considerados perigosos. A instalação do equipamento, porém, depende da finalização de um processo licitatório que vai definir a empresa responsável pela colocação das lombadas em todo o território nacional, prevista para se encerrar em outubro. A rodovia já foi fechada em protesto de moradores por falta de segurança.

 

O coordenador de Operações do Dnit garantiu que a instalação de um redutor de velocidade em Xanxerê é prioridade para o Dnit. “Sou catarinense e conheço os perigos da região, por isso vamos dar prioridade ao município”, salientou Berretta.

 

Duplicação

Para a duplicação da BR-282, prevista para iniciar em 2010, cerca de 20 famílias deverão ser removidas da faixa de domínio da rodovia. A prefeitura já protocolou no Ministério das Cidades três projetos para a construção de novas moradias para famílias que se encontram nas áreas de risco no município.

 

Para o prefeito de Xanxerê, Bruno Bortoluzzi, a sinalização da rodovia é uma medida paliativa, mas que pode reduzir o número de acidentes na estrada. “Cada morte que puder ser evitada merece o nosso investimento e o empenho de todos”, frisou.

 

O deputado Valdir Colatto foi uma das lideranças de Santa Catarina que mais lutou para exigir a instalação de redutores da BR-282. Colatto é autor de uma emenda aprovada por Deputados e Senadores do Fórum Parlamentar Catarinense em dezembro de 2008. A proposta destina recursos do Orçamento Geral da União deste ano para a duplicação de toda rodovia, entre o Litoral e o Extremo Oeste do Estado. “A BR-282 tem uma importância muito grande para a produção e o transporte de passageiros porque interliga todo o Estado. Por isso estamos empenhados para garantir a segurança de todos que utilizam a rodovia ou que morem nas suas redondezas”, destacou.

 

O Dnit anunciou que aguarda a melhora nas condições do tempo para iniciar a sinalização da pista e instalação das novas placas.

 

 

Legenda: O engenheiro do Dnit, João Batista Berretta, acerta detalhes por telefone com o prefeito Bruno Bortoluzzi, observado pelo assessor Valdecir Graebim