Ex-jogador e técnico vitorioso da seleção brasileira de vôlei falará sobre 'A Busca da Excelência' no próximo dia 10 de março

O vitorioso técnico e ex-jogador de vôlei Bernardinho abrirá a edição 2008 do Programa Brasil em Debate na Assembléia Legislativa, no dia 10 de março, para falar sobre "A Busca da Excelência". A palestra terá início às 19 horas, no auditório Antonieta de Barros, em Florianópolis. O evento é uma promoção do Parlamento catarinense, com apoio da Associação Catarinense de Imprensa e o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.

O Brasil em Debate acontece uma vez por mês com personalidades de renome para discutir com a população temas relevantes do cenário nacional. Todas as palestras são gratuitas, com vagas limitadas e inscrições feitas exclusivamente pela internet. As inscrições para o primeiro evento do ano já estão esgotadas, mas a palestra será transmitida ao vivo pela TVAL (Canal 16 da Net e 20 da TVA), exceto para Florianópolis, e também pelo site da Assembléia - www.alesc.sc.gov.br -, no link da TVAL ou Rádio ALESC Digital.

 

Bagagem de conquistas

Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, jogou pela seleção brasileira de vôlei entre 1979 e 1986. Foi técnico da seleção brasileira feminina adulta de 1994 a 2000. A partir de 2001, assumiu o comando da seleção masculina. Desenvolveu a palestra "Roda da Excelência", onde fala de trabalho em equipe, liderança, motivação e perseverança. É o autor dos livros "Transformando suor em ouro" e "Cartas a um jovem atleta".

Como jogador - atuava como levantador -, conquistou a medalha de bronze na Copa do Mundo, em 1981, e as medalhas de prata no Campeonato Mundial, em 1982, e nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. Abandonou as quadras em 1988 e se tornou assistente-técnico.

Entre as conquistas de Bernardinho à frente da equipe técnica da seleção feminina, estão a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e títulos no Grand Prix. Ganhou o ouro pelo sul-americano em 1997 e 1998. Também ficou com primeiro lugar no torneio classificatório do Campeonato Mundial e alcançou a medalha de bronze da Copa dos Campeões, todas em 1998.

Em 1999, Bernardinho comandou o time feminino na conquista da medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá; a prata no Grand Prix; o terceiro ouro consecutivo pelo Sul-Americano e a prata pela Copa do Mundo. Em 2000, ficou com o bronze nas Olimpíadas de Sidney, Austrália.

Já à frente da seleção masculina, Bernardinho ajudou sua equipe a conquistar a Liga Mundial em 2001 e 2003, o vice-campeonato da Liga, em 2002, e no mesmo ano a medalha de ouro inédita do Campeonato Mundial. Também conquistou o Sul-Americano em 2001 e 2003. Em 2004, em Atenas, Grécia, conduziu sua equipe para a segunda medalha de ouro da história do voleibol brasileiro em Olimpíadas.