Nesta sexta-feira (11), a Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, recebeu a Bandeira Azul para a temporada 2015/2016. A certificação internacional é concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE - Fundação para Educação Ambiental) e Instituto Ambientes em Rede (IAR), que avaliam cerca de 30 pontos relacionados à infraestrutura, segurança, qualidade da água e preservação e educação ambiental. A conquista do certificado atesta as boas práticas da praia, a maior do Brasil em extensão - 2,8 km - a receber a certificação.

A solenidade de hasteamento da bandeira foi realizada junto do posto de salva-vidas da praia central com a presença da comunidade, empresários e representantes do poder público. Segundo o prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte, o momento é histórico e a certificação será o cartão de visitas da cidade.  "Mas o desafio de manter a bandeira será diário e depende da colaboração de todos, poder público, moradores e visitantes", disse. A Bandeira Azul foi entregue à cidade pela coordenadora do programa no Brasil, Liana Bernardes. "A certificação é uma ferramenta de preservação e manutenção da qualidade da praia. É uma grande conquista para a comunidade e os frequentadores do local, que tem a garantia de estar em um local limpo, seguro e que segue as normas de preservação ambiental", explicou. A praia conta com diferenciais como o atendimento por uma estação de tratamento de esgotos construída pela Palmas do Arvoredo.

O evento também marcou a inauguração dos novos postos de salva-vidas, construídos com o apoio da iniciativa privada. Para esta temporada, a Praia de Palmas irá contar com três postos, todos com banheiros e duchas para uso dos banhistas e com acesso especial para cadeirantes à praia.

Em Santa Catarina, além de Palmas, foi certificada na temporada 2015/2016, a Lagoa do Peri, no Sul de Florianópolis. Ao todo, a Bandeira Azul será hasteada em sete praias e duas marinas do País.